Professor da UNIFAL-MG divulga blog com resenhas de obras do romance brasileiro para consulta rápida de leitores

Para quem aprecia uma boa leitura, mas gostaria de poupar tempo na hora de escolher uma obra, o professor Eloésio Paulo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, apresenta o Pequeno guia do romance brasileiro’, um blog que reúne resenhas de livros.

Segundo o professor, que também é autor de livros literários, incluindo poesia e crítica literária, o projeto resgata resenhas já publicadas por ele em uma revista digital de literatura. O objetivo é tornar acessível um guia de consulta rápida para leitores. “Estou começando com a republicação de 150 e poucas resenhas já publicadas na revista ‘Pessoa’, mas lá o leitor tinha que pagar para ter acesso ao texto. No blog, claro, é de graça”, comenta, informando que sua intenção é completar 200 resenhas e depois publicar um livro em papel.

Prof. Eloésio conta que desde o início, a ideia do projeto foi ajudar os professores iniciantes de literatura. “É claro que professor iniciante nunca leu tudo isso quando está começando na profissão, mas é obrigado a falar de todos eles em aula. Passei por esse drama, também”, compartilha.

A experiência de escrever para a revista “Pessoa” foi um desafio para o professor, visto o pouco interesse que tinha até então pela internet e a quantidade estabelecida de caracteres para as resenhas. “Achei fascinante ter que fazer caber em 2.599 caracteres tanto o monumental ‘Grande sertão: veredas’ como ‘Cinco minutos’, que só tem 50 páginas”, relata Prof. Eloésio, que hoje mantém também um perfil no Instagram (@eloesiopaulo) onde passou a divulgar alguns de seus poemas. “Nunca tive um grupo de leitores tão fiéis”, afirma.

No blog, é possível encontrar resenhas de obras como “A moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo; “A lua vem da Ásia”, de Campos de Carvalho; “A família Agulha”, de Luís Guimarães Jr.; “Serafim Ponte Grande”, de Oswald de Andrade; “Cinco minutos”, de José de Alencar; “Helena”, de Machado de Assis; “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres”, de Clarice Lispector, dentre outros.

Confira, comente e compartilhe: https://eloesiopaulo.blogspot.com/