UNIFAL-MG integra campanha “Marcha pela Ciência”, da SBPC; ações serão realizadas na quinta-feira, dia 07/05, em plataformas digitais

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC) promoverá, no dia 07/05, a “Marcha Virtual pela Ciência no Brasil”, com o objetivo de discutir a importância da ciência e da tecnologia para o enfrentamento da Covid-19. Entre os temas deste ano, a manifestação abordará assuntos relacionados à educação e à saúde, considerando a realidade causada pela pandemia.

Para reforçar o “Pacto Pela Vida e Pelo Brasil”, publicado no dia 07 de abril, a iniciativa online contará com painéis digitais da SBPC, bem como por debates específicos de cada instituição parceira, uma vez que estas foram convidadas a realizar ações sobre os temas da Marcha. Segundo a SBPC, em cada região, os organizadores puderam definir a programação de ações para alcançar e envolver o seu público-alvo, como lives, painéis, palestras, entrevistas, exibições culturais e documentários, com temas relacionados aos quatro grandes eixos propostos: PaCTo pela vida; Educação, Saúde e Democracia; Ciência é investimento essencial; e Fique em Casa com a Ciência.

A Marcha enfoca também a importância do isolamento social, a ciência no Brasil e a necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo. As ações da SBPC acontecem das 10h30 às 12h, com painel nacional sobre a pandemia, e das 15h às 16h30m, com painel nacional sobre o financiamento de ciência e tecnologia.

“Tuitaço”

De acordo com o site da SBPC, a mobilização se estenderá ao Twitter. No dia 7 de maio, das 12h às 12h30 e das 18h às 18h30, a manifestação realizará um tuitaço com as hashtags: #paCTopelavida e #fiquememcasacomaciencia.

A Marcha e a UNIFAL-MG

Das 13h às 14h, a programação destaca a conferência  “Geotecnologias como ferramenta de apoio no enfrentamento da Covid-19” com o professor do Instituto de Ciências da Natureza, Rodrigo Jose Pisani. Das 14h às 15h, os docentes Luiz Cosme Cotta Malaquias, do Instituto de Ciências Biomédicas, e Simone Albino da Silva, da Escola de Enfermagem, ao lado da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques, abordam a importância da ciência no combate à pandemia ocasionada pelo coronavírus na mesa-redonda  “A ciência e o combate à Covid-19”.

Os eventos da “Marcha Virtual pela Ciência” realizados pela UNIFAL-MG poderão ser acessados no canal oficial da Universidade no Youtube.  O link para acesso é: www.youtube.com/c/unifalmgoficial.

Confira a programação nacional neste link.

As redes sociais da SBPC são: Youtube, Facebook e Instagram.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG