Discentes do curso de Fisioterapia produzem guia prático para alongamento em casa; material orienta como relaxar os músculos e a melhorar quadros dolorosos

Que tal contar com dicas para praticar alongamento em casa neste período de afastamento social? A equipe do projeto de extensão EducaDOR – Conhecendo e Controlando a Dor, em parceria com a Liga Acadêmica para Estudo da Dor (LAED) da UNIFAL-MG, lançou um guia prático com o objetivo de orientar as pessoas sobre como conseguir o relaxamento muscular e melhorar quadros dolorosos.

O material foi produzido pelas acadêmicas Laura Pereira, Kívia Oliveira e Kyara Lauren, do curso de Fisioterapia e integrantes da LAED, sob a coordenação dos professores Josie Resende Torres Silva e Marcelo Lourenço Silva. “A ação visa atingir o maior número possível de alunos e servidores da UNIFAL-MG, bem como a comunidade em geral, a partir da divulgação do guia em plataformas on-line”, explica Prof. Marcelo.

De acordo com o professor, a ideia de criar esse conteúdo surgiu em função do distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19 e da necessidade de as atividades do projeto EducaDOR serem adaptadas. “O projeto, junto à Liga Acadêmica para Estudo da Dor, idealizou o Guia Prático para incentivar a prática de alongamento durante este período em que as pessoas estão em casa, impossibilitadas de ter um atendimento fisioterapêutico presencial ou mesmo distantes das suas rotinas de treinamento físico”, conta.

Destacando os benefícios do alongamento, o professor comenta a importância da prática para que o corpo não sofra consequências pelo encurtamento muscular, por exemplo, com a alteração da postura e dor. “Não só pela saúde das articulações e tecidos moles em geral, praticar o alongamento relaxa o corpo e a mente, o que, neste período especialmente, é algo fundamental”, afirma.

O guia orienta a forma mais adequada e segura de se alongar, apresentando imagens que facilitam entender como deve ser feito o alongamento e as precauções que devem ser tomadas. “Com imagens ilustrativas e fácil acesso, acreditamos que o guia ofereça uma alternativa para quem não tinha o hábito da prática do alongamento anteriormente e incentivar a manutenção da rotina para quem já praticava”, ressalta Prof. Marcelo.

Para as acadêmicas, desenvolver o material foi uma proposta diferente, proporcionando uma nova experiência de trabalho. Além disso, com o conteúdo disponível, as discentes consideram que popularizar a prática pode desmistificar o alongamento como uma atividade difícil e dispensável no dia a dia. “Estando em casa e tendo mais tempo disponível, qualquer pessoa pode usar o guia e testar a prática. Experimentando os muitos benefícios, podem se tornar adeptos do alongamento diário. Esperamos ser o incentivo inicial para a construção de uma rotina saudável”, reforçam Laura, Kívia e Kyara.

O Guia Prático para Alongamento está disponível para download no link Guia Prático para Alongamento e também pode ser encontrado nas redes do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/educador.unifal) e Instagram  (@programaeducadorunifal).

Confira outras dicas de saúde:

Saúde: saiba como se prevenir em tempos de Covid-19