Instituto de Ciências Exatas realiza Audiência Pública; a proposta é apresentar as atividades do ICEx, desafios enfrentados nos tempos de pandemia e a retomada das atividades pelo ERE

Na terça-feira dia 30/06, às 19h, o Instituto de Ciências Exatas (ICEx) realiza a audiência pública “Conversa com as coordenações dos cursos de Ciência de Computação, Física, Matemática e com os programas de Pós-Graduação”. A proposta é informar a comunidade sobre as atividades do instituto, desafios enfrentados em tempos de pandemia e a retomada de atividades da graduação pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os temas serão abordados pelas coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação e pela direção do ICEx.  O evento será transmitido pelo canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube.

A iniciativa de organização uma audiência pública do ICEx, partiu dos diretores do instituto e das coordenações dos cursos de Ciência de Computação, Física e Matemática, após a audiência pública “Universidade em tempos de pandemia”, realizada pela reitoria da UNIFAL-MG. Segundo o professor Guilherme Henrique Gomes da Silva, diretor do ICEx, o evento é a oportunidade para as coordenações informarem como ocorrerá a retomada das disciplinas no formato remoto. Ele ressalta também, que o momento é importante para ouvir os estudantes, pais de estudantes, professores e toda comunidade sobre suas necessidades e dúvidas. “Esperamos estabelecer um espaço de diálogo e transparência, tão importante nesse momento em que vivemos”, completa.

Além dos assuntos relacionados com a retomada das atividades acadêmicas em ERE, serão apresentados projetos e ações desenvolvidas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Conforme explicação do professor Guilherme da Silva, mesmo com a suspensão do calendário acadêmico da graduação e das aulas presenciais, as orientações de TCC, iniciação científica e tecnológica e alguns projetos de extensão estão em funcionamento pelo meio remoto.

Pelo mesmo sistema, as orientações de mestrado, doutorado e pós-doutorado e defesas de teses e dissertações estão sendo realizadas e cerca de 30 projetos de pesquisa estão em andamento nas áreas de física, ensino de física, estatística, matemática aplicada, matemática pura, educação matemática, computação, redes, simulação, entre outros.  “Há projetos com o docente como coordenador principal e em outros como membro da equipe de desenvolvimento. E, também, temos parcerias de pesquisa com outros institutos da UNIFAL-MG e com outras instituições”, disse o diretor do ICEx. Ele ressalta também o engajamento do corpo docente na elaboração de novos projetos para agências de fomento.

“É importante apresentar para toda sociedade, que a UNIFAL-MG está em pleno funcionamento e cumprindo as medidas de distanciamento social para contenção e prevenção a pandemia”, destaca o professor Guilherme da Silva, que também integra o Comitê Acompanhamento e Prevenção da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) da UNIFAL-MG.

As inscrições para audiência pública do Instituto de Ciências Exatas estão abertas no CAEX. Os participantes inscritos recebem certificado de participação em evento de extensão universitária. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail: guilherme.silva@unifal-mg.edu.br .

A programação completa pode ser conferida na Agenda de Eventos do Portal da UNIFAL-MG.