UNIFAL-MG realiza ciclos de formação docente para o uso de plataforma de ensino remoto; atividades terão início no dia 07/07 com seminário transmitido pelas redes sociais da Instituição

Com o início do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no dia 3 de agosto, a UNIFAL-MG retoma as atividades dos cursos de graduação por meio de plataformas digitais. Para auxiliar os docentes da Instituição, o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UNIFAL-MG) criou o Programa Institucional de Desenvolvimento de Inovações de Processos Educacionais Mediados por Tecnologias Digitais, de forma a ampliar o conhecimento sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem. A abertura oficial do programa será no dia 7 de julho, às 9h, com transmissão ao vivo do Seminário “Educação Mediada por Tecnologias Digitais: uma agenda Institucional” pelos canais oficiais da UNIFAL-MG no Facebook e no Youtube.

Na primeira etapa, o programa oferece formações pelos “Ciclos de Formação Docente: Educação Mediada por Tecnologias – Moodle”, integrado ao Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (Prodoc), abordando os domínios instrumental, pedagógico e tecnológico/pedagógico do uso educacional do Moodle. Esse ciclo contempla 150 docentes divididos em duas turmas de 75 inscritos. O início será no dia 13/07, com aulas e oficinas ministradas no período de 9h às 11h, em sala virtual ainda a ser definida pela organização. A segunda etapa destaca as formações “Oficinas para ambientes de ensino/aprendizagem sociointerativos”, com início em 10/08, e “Oficinas para ambientes de ensino/aprendizagem colaborativos”, em 17/08. Ambas oferecem 75 vagas e abordam os recursos do Moodle para o design de ambientes de ensino/aprendizagem sociointerativos e colaborativos.

A Plataforma Moodle é o Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela UNIFAL-MG.

Para o professor Eric Batista Ferreira, diretor adjunto do Cead, as formações estão em contexto com o Ensino Remoto Emergencial adotado pela UNIFAL-MG. De acordo com ele, o ERE é uma forma de continuar com as atividades na graduação e mitigar os prejuízos educacionais causados pelo cenário de pandemia que vivemos. “Nesse sentido, é imperativo que o docente esteja qualificado e confortável para utilização do Moodle acadêmico, pois é o principal ambiente virtual de aprendizagem utilizado na UNIFAL-MG”, completa.

Além das formações direcionadas ao Moodle, o Programa do Cead vai abordar ações estruturantes e estratégicas para o desenvolvimento de inovações educacionais e dos processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais na UNIFAL-MG. Conforme a  coordenação, essa proposta ampla envolve todos os atores implicados na implementação das transformações necessárias, tanto para o enfrentamento aos desafios atuais de ensino, como também à adequação das ações educativas a serem desenvolvidas posteriormente à situação emergencial criada pela pandemia da COVID-19.

O servidor Marcos Nery, do Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), foi um dos desenvolvedores dos Ciclos de Formação Docente do CEAD. Segundo ele, a proposta busca promover a formação docente em conhecimentos, competências e habilidades que dialogam com o atual contexto vivenciado pela UNIFAL-MG, e por outras universidades, de ensino remoto. “As atividades que desenvolveremos envolverá os participantes em uma imersão reflexiva e de ação educacional voltada para o desenvolvimento de processos educacionais mediados por tecnologias digitais”, explica.

As vagas para as duas primeiras etapas dos “Ciclos de Formação Docente do Cead” se esgotaram em menos de dois dias. O professor Francisco Xarão, pró-reitor de Graduação, comentou sobre essa adesão dos docentes na formação ofertada.  “Isso mostra que a comunidade acadêmica está muito interessada em se apropriar das ferramentas de ensino remoto para continuar ofertando com qualidade as aulas na graduação”, finaliza.

As atividades dos cursos de graduação pelo Ensino Remoto Emergencial iniciam no dia 03/08. No dia 24/06, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou a Instrução Normativa nº 1 de 22 de junho de 2020 com os procedimentos para adesão ao ERE e o cronograma de implantação. Essas informações estão disponíveis na notícia: Pró-Reitoria de Graduação divulga cronograma e instrução normativa com procedimentos do Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Confira a programação completa dos “Ciclos de Formação Docente no Cead” na página: Formação Docente: Educação Mediada por Tecnologias Digitais – MOODLE.

Assista o vídeo produzido pelo Cead para divulgação dos Ciclos de Formação Docente: