Em Audiência Pública, Instituto de Ciências Humanas e Letras apresenta como vai funcionar o Ensino Remoto Emergencial

Estudantes e docentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), bem como familiares e membros da comunidade externa, terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre como funcionará o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em Audiência Pública, a ser realizada nesta terça-feira, 14/07, das 19 às 21h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube e também pelo canal do ICHL. O ERE foi proposto pela UNIFAL-MG para retomar as atividades dos cursos de graduação por meio de plataformas digitais, a partir do dia 3 de agosto de 2020.

A Audiência Pública contará com a participação do pró-reitor de Graduação, Prof. José Francisco Xarão, que fará a apresentação sobre o que é o Ensino Remoto Emergencial e o seu funcionamento. Na sequência, o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Prof. Wellington Ferreira, falará sobre “Assistência Estudantil durante o ERE”.

Os coordenadores também falarão sobre o Ensino Remoto Emergencial nos cursos vinculados ao ICHL, tirando dúvidas dos discentes e docentes, sobre o efetivo funcionamento do ERE.

Quem quiser participar, poderá enviar perguntas pelo chat durante a transmissão ao vivo pelo YouTube, bastando estar conectado a uma conta da Google.

Para o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Prof. Paulo César de Oliveira, a realização da Audiência Pública é uma necessidade, tendo em vista que possibilitará que alunos, pais, comunidade e docentes conheçam detalhes como será o processo de retomada das atividades letivas do ICHL. “As dúvidas poderão ser esclarecidas e a motivação para recomeçar será reforçada, uma vez que teremos acesso ao teor da resolução que criou o ERE e perceberemos o esforço da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis em garantir condições de igualdade de acesso a todos estudantes”, afirma.

Conforme a Instrução Normativa nº 1 de 22 de junho de 2020 da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a ser utilizado para oferta das atividades assíncronas do ERE será a plataforma Moodle, já utilizada pela UNIFAL-MG e disponível no Sistema Acadêmico. Para atividades síncronas, ou seja, aquelas com interação imediata entre os participantes, a recomendação da Prograd é a utilização do Google Meet. Esta ferramenta da Google será disponibilizada pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

A fim de atender aos universitários com dificuldade de acesso à internet e computadores, a UNIFAL-MG vai conceder auxílio para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica para aquisição do equipamento e, também, emprestar notebooks. As solicitações devem ser feitas até o dia 20 de julho, em formulário disponível na página da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace).

Acesse também:

::  Pró-Reitoria de Graduação divulga cronograma e instrução normativa com procedimentos do Ensino Remoto Emergencial (ERE); início das atividades remotas está previsto para o dia 3 de agosto

:: UNIFAL-MG concede auxílio financeiro a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica para compra de computador e internet; Instituição também vai emprestar mais de 100 notebooks durante o ERE