Programa de extensão lança e-book gratuito para estudantes aprenderem e praticarem conteúdos do eixo “Matemática e suas Tecnologias” do Enem; material reúne mais de 400 questões dos últimos exames

Com o objetivo de disponibilizar um material de estudo livre e gratuito para estudantes que estejam se preparando para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), professores e coordenadores da área de Matemática do Curso Preparatório para o Enem da UNIFAL-MG produziram o e-book Temas de Matemática no ENEM: praticar e aprender. Publicado na última quinta-feira (23/07), o livro é fruto de nove anos de trabalho da equipe, que selecionou questões do exame no período de 2011 a 2019 para que os estudantes possam aprender, praticar e revisar conteúdos do eixo Matemática e suas Tecnologias, um dos mais desafiadores da prova.

“Como ainda não encontramos materiais similares na internet, nem em livros físicos, decidimos produzir o livro visando alcançar as camadas populares com este material. Assim, os estudantes podem consultar as questões do Enem e estudar, sem a necessidade de buscar as questões em outros materiais. Isso facilita também a atuação dos professores dos cursinhos”, contou o professor e autor do e-book, Ronaldo André Lopes. Os professores do Departamento de Matemática da UNIFAL-MG, Andréa Cardoso e José Carlos de Souza Júnior, também são autores da obra.

A pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende, convidada para escrever prefácio do livro, ressalta no texto que, a disponibilização desse material de estudo de forma gratuita para os estudantes, é uma ação importante na perspectiva da inclusão social. “Ao fazer isso, seus autores honram um dos principais compromissos que a universidade pública tem com a sociedade: a oferta de ensino de qualidade e a garantia do acesso a esse ensino por parte de pessoas que desejam dar continuidade a sua formação acadêmica, independente do lugar da sociedade de onde elas venham”, afirmou.

Organizado em cinco partes – conhecimentos numéricos; conhecimentos geométricos; conhecimentos de estatística e probabilidade; conhecimentos algébricos e conhecimentos de geometria analítica -, a obra reúne 405 questões do exame, que foram separadas por tema e são acompanhadas por gabarito. Há, ainda, dicas de estudo e comentários para questões classificadas como “difícil”.

O e-book está disponível para download gratuito no site do Sistema de Bibliotecas e neste link!