UNIFAL-MG divulga resultado de chamada de propostas de pesquisa para enfrentamento à Covid-19: projetos receberão cerca de R$ 700 mil

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulgou recentemente, o resultado das propostas submetidas à Chamada de Projetos e Ações de Pesquisa e Inovação para o Enfrentamento à Covid-19, lançada em maio como incentivo à busca por respostas e soluções para a pandemia. Entre as 16 propostas submetidas, sete foram contempladas e receberão, ao todo, cerca de R$ 700 mil para desenvolvimento.

“Mesmo as propostas que não foram classificadas eram propostas de qualidade muito boa, mas a característica deste recurso, que era um recurso para enfrentamento imediato, só permitiu ações que dessem resposta em até doze meses”, conta a professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG sobre a classificação.

O edital envolveu duas linhas de submissão de propostas. A primeira, englobou projetos multidisciplinares com valores de até R$ 150 mil reais e, a segunda, de projetos individuais de até R$ 50 mil. O investimento será utilizado no pagamento de bolsas em diferentes níveis e na aquisição de material de consumo para pesquisa e material permanente.

Para realização dessa chamada, a UNIFAL-MG contou com recursos destinados pelo Ministério da Educação (MEC), conforme plano de trabalho da Universidade que incluiu projetos e ações de pesquisa e inovação para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Participaram da comissão avaliadora, pesquisadores de diversas instituições brasileiras, como avaliadores ad hoc. Os avaliadores são bolsistas de produtividade ou membros de câmara de assessoramento, de universidades como UFJF, UFMG, UNICAMP, UFRGS, entre outras.

Durante a audiência pública “Universidade em Tempos de Pandemia”, realizada no mês de junho, o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, manifestou satisfação pelos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores da UNIFAL-MG. Na ocasião, o reitor afirmou: “Tenho muito orgulho em dizer que há uma série de projetos apresentados de muita qualidade e muito potencial de contribuir para o enfrentamento dessa pandemia.”

Conheça as propostas aprovadas:

• Estudo Longitudinal de Seguimento dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19 em Minas Gerais
    – Coordenadora: Namie Okino Sawada (Escola de Enfermagem – EE)
    – Valor aprovado: R$ 65.944,34
  • Reposicionamento e combinação de fármacos para o tratamento da infecção por SARS-CoV-2: Modelagem preditiva in silico e validação de atividade antiviral in vitro
    – Coordenador: Rômulo Dias Novaes (Instituto de Ciências Biomédicas – ICB)
    – Valor aprovado: R$ 150.000,00
  • Mapeamento multitemporal dos diferentes cenários da dinâmica de evolução dos casos de Covid 19 no sul de Minas Gerais
    – Coordenador: Rodrigo José Pisani (Instituto de Ciências da Natureza – ICN)
    – Valor aprovado: R$ 21.600,00
  • Estratégias Integradas de biomarcadores do SARS-CoV-2 usando sistemas aquosos bifásicos e detecção – diagnóstico por espectroscopia Raman e Inteligência Artificial
    – Coordenador: Luciano Sindra Virtuoso (Instituto de Química – IQ)