Pró-Reitoria de Graduação divulga lista de disciplinas ofertadas por meio do Ensino Remoto Emergencial; estudantes devem se matricular entre 30/07 e 01/08

A partir desta quinta-feira, 30/07, os discentes dos cursos de graduação da UNIFAL-MG já podem se matricular nas disciplinas optativas que serão ofertadas na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). As disciplinas foram aprovadas pelos Colegiados dos Cursos e estão de acordo com as regulamentações da Resolução nº04 de 03 de junho de 2020, bem como os procedimentos de operacionalização da Instrução Normativa nº01 de 22 de junho de 2020.

Segundo as normativas, o ERE corresponde à oferta de atividades curriculares, assíncronas e síncronas, que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em substituição às aulas presenciais, suspensas devido à pandemia de Covid-19. Além disso, a adesão ao ERE é facultativa tanto para professores quanto estudantes que, caso não queiram ou não possam cursar disciplinas em ERE, se matricularão nas disciplinas convencionais quando do retorno das atividades acadêmicas presenciais.

O pró-reitor de Graduação, Prof. José Francisco Lopes Xarão informou que a regulamentação do ERE na Universidade e a orientação dos docentes foi facilitada pelo levantamento realizado durante a oferta do Regime Especial de Estudos, que mostrou que mais de 90% dos estudantes possuem bom acesso à internet. A ampliação do programa de inclusão digital, com empréstimo de notebooks, auxílio para pacote de internet e aquisição de equipamentos, assim como o interesse dos docentes em propor soluções para adaptar o ensino presencial ao ensino remoto e a adesão ao Google for Education, também foram assinaladas como pontos positivos para o início do ensino remoto na UNIFAL-MG.

Entretanto, a nova modalidade de ensino necessita de muito trabalho e atenção. “A formação de docentes e discentes nas plataformas de comunicação e a familiaridade com o ambiente virtual de aprendizagem é o nosso principal desafio agora. Tudo está sendo feito em velocidade recorde e várias normativas internas necessitaram ser reformadas para adaptar-se aos tempos de pandemia”, afirmou o Prof. Xarão.

Ainda de acordo com o pró-reitor, o Departamento Pedagógico da Prograd já está preparando uma pesquisa para sondar como está sendo a experiência em ERE: “acredito que a Instituição está respondendo bem à adaptação necessária a estes novos tempos. Sairemos melhor por que aprendemos a usar a tecnologia a favor da qualidade da formação que já fazemos presencialmente. Tenho certeza que muitas das metodologias novas que fomos obrigados a aprender para poder realizar nosso trabalho de ensinar e aprender será incorporado a nossa rotina pós-pandemia”.

Vale mencionar que, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) preferencial, a ser utilizado pelo docente para o desenvolvimento da disciplina em ERE, será o Moodle Acadêmico, disponibilizado no Sistema Acadêmico da UNIFAL-MG. Já para as atividades síncronas (on-line), recomenda-se o uso do Google Meet. No entanto, também está autorizada a utilização de outros AVA ou Plataformas de Comunicação, desde que o docente se responsabilize por alimentar o Moodle Acadêmico e combine previamente com os estudantes o acesso a outra plataforma.

O 1º período de oferta das atividades letivas do ERE será de 03/08 a 24/10. Confira a lista com todas as disciplinas e demais informações sobre o ERE na página: www.unifal-mg.edu.br/graduacao/ere/