Sistema de Bibliotecas promove treinamentos remotos em bases de dados para uso da ferramenta Mendeley e das coleções ScienceDirect e Scopus

O planejamento de estudos é fundamental em qualquer etapa acadêmica, até mesmo quando muitas pessoas executam suas atividades de casa para evitar a exposição a ambientes externos. Dessa forma, com o intuito de potencializar o uso das coleções ScienceDirect e Scopus, e da ferramenta Mendeley, o Sistema de Bibliotecas (SIBI/UNIFAL-MG), por meio de uma parceria com a Editora Elsevier, promoverá treinamentos remotos para toda a comunidade acadêmica. Os webinars serão ministrados pela representante da editora e training analyst, Aline Bastos, nos dias 18 e 19 de agosto, via web conferência, pelo Zoom.

De acordo com a bibliotecária da Sede, Marcela Gonçalves Borges, os treinamentos permitirão aos participantes explorar ferramentas e bases de dados multidisciplinares, oferecidas para a comunidade acadêmica pelo Portal de Periódicos da Capes,  além de garantir um bom desempenho nas pesquisas. “Por meio do portal, a comunidade acadêmica tem acesso a dois dos conteúdos citados (ScienceDirect e Scopus). O acesso a ele depende do reconhecimento de IP institucional para que ocorra sem restrições. Como as atividades presenciais estão suspensas, a alternativa é o acesso remoto pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Uma vez logado via CAFe, o acesso para as plataformas é feito pela opção ‘buscar base’ na página do Portal da Capes”, explicou.

Abaixo, confira a programação dos webinars e inscreva-se:

As informações sobre como utilizar o Zoom serão enviadas no e-mail de confirmação do evento. Vale mencionar que a Elsevier disponibilizará para os participantes os conteúdos aplicados nos treinamentos em formato PDF e também as certificações.

Para saber como realizar o acesso remoto ao Portal de Periódicos da Capes via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), clique aqui.

Sobre as soluções

A ScienceDirect é a plataforma líder de textos completos de literatura acadêmica revisada por pares que ajuda estudantes e pesquisadores a avançarem em suas pesquisas contando com 2.500 periódicos e 39.000 títulos de livros de publicação Elsevier.

A Scopus é uma plataforma referencial de resumos e citações com 79,1 milhões de registros provenientes de mais de 5000 editoras. Scopus coloca poderosas ferramentas de descoberta e análise nas mãos de pesquisadores, bibliotecários, gerentes de pesquisas institucionais e financiadores.

Já a Mendeley é uma solução gratuita para armazenar, organizar, compartilhar, ler e fazer anotações em documentos contidos em sua biblioteca. É também uma rede social com fins exclusivamente científicos e acadêmicos para gerir suas publicações on-line e conectar-se com outros pesquisadores em sua área de interesse.