UNIFAL-MG forma novos engenheiros em colação de grau de cursos do campus Poços de Caldas; evento está disponível no Youtube

A tarde desta sexta-feira, dia 21/08, foi marcada pela formatura de discentes dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, do campus Poços de Caldas, que receberam a outorga de grau em cerimônia on-line. Na oportunidade, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, conduziu a solenidade, que contou com a participação de representantes da direção, vice-direção e coordenação dos cursos. A formatura está disponível no canal da UNIFAL-MG no Youtube.

A juramentista foi a formanda Ana Flávia Pedreiro Naccarato, do curso de Engenharia Ambiental, e o orador foi João Vitor Soares Campos, da Engenharia Química. Para homenagear, o formando falou sobre a conclusão de uma etapa importante na vida dos novos engenheiros: a graduação. “Esta, sem dúvidas, é apenas uma das tantas vitórias que estão por vir. O caminho até chegar aqui não foi fácil. Cada um sabe as dificuldades que enfrentou e cada pequena vitória. Passamos por muitos momentos, uns bons e outros não tão bons. Podemos dizer que a UNIFAL-MG era nossa casa. Foram horas e horas de estudos frequentando a biblioteca, laboratórios, o prédio F […]”, destacou o formando.

No discurso, João Vitor também reforçou a importância de se saber aplicar o conhecimento, a fim de aprimorar a tecnologia em equilíbrio com desenvolvimento sustentável. “Agora, a vida nos separa, mas as memórias permanecem, e os momentos que passamos juntos não nos abandonam. A faculdade foi o local onde começamos a ter responsabilidades, mas, acima de tudo, foi onde nos tornamos quem somos”, salientou.

O diretor do campus Poços de Caldas, Prof. Leonardo Henrique Soares Damasceno, também comentou o momento ímpar na vida dos novos profissionais. “Vocês chegaram ao campus de Poços ao término do ensino médio, com sonhos e grandes expectativas. Agora, ao final, embora acreditem que o caminho não tenha sido fácil, vocês venceram, finalizaram um importante ciclo de suas vidas. Tenho certeza de que, considerando a dedicação de todos, o empenho dos servidores e da Instituição para fornecer uma educação pública de qualidade, vocês, hoje, saem como profissionais de excelência; de grande impacto no mercado de trabalho e na sociedade”, disse o docente.

Para completar, o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Prof. Rafael Brito de Moura, proferiu uma mensagem de esperança e motivação. “Nunca duvidem de seu potencial. Façam sempre o melhor. Nunca deixem de se atualizar. Façam especializações, cursos. Sonhem além. Dediquem-se sempre mais, pois, sem muito trabalho, tudo fica um pouco mais difícil. Desejo muito sucesso a vocês”, disse o docente.

A colação de grau ainda contou com a presença do vice-diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia, Prof. Marcelo Ribeiro Barison; da vice-coordenadora do curso Engenharia de Minas, Profa. Sylma Carvalho Maestrelli; e da coordenadora do curso de Engenharia Química Bacharelado, Profa. Jaqueline Costa Martins.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG