Associações de Poços de Caldas recebem álcool gel produzido na UNIFAL-MG;  do início da pandemia até agosto, a Universidade já doou mais de 2.500 litros de álcool para entidades das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha

Do início da pandemia até hoje, a UNIFAL-MG doou mais de 2.500 litros de álcool para instituições de saúde das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. No mês de agosto, as beneficiadas foram associações e entidades de assistência social de Poços de Caldas/MG, que receberam 217 litros produzidos e doados pelo projeto de extensão universitária “UNIFAL-MG contra a Covid-19 em Poços de Caldas”.  Em julho, o projeto já havia doado 385 litros para outras instituições da cidade.

A Vila Vicentina Elvira Dias, de Poços de Caldas, foi uma das entidades atendidas pelo projeto. (Crédito da Imagem: Arquivo do Projeto/Divulgação)

Nessa etapa, o projeto atendeu o Asilo Vila Vicentina Elvira Dias, o Asilo Vinha do Senhor, a Associação de Voluntariado Contra o Câncer (AVOCC), a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP), o Hemominas de Poços de Caldas e o Lar dos Velhinhos da Sociedade de São Vicente de Paulo de Poços de Caldas.  Em julho, a UNIFAL-MG doou álcool em gel para a Associação dos Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis e para Associação Bem Viver de Apoio à Comunidade de Poços de Caldas.

“As instituições atendidas necessitam muito de álcool em gel neste cenário atual. A segunda e terceira etapas da doação foram ainda mais gratificantes, pois conseguimos produzir uma quantidade ainda maior e realizar mais doações”, relatou o químico Adriano Francisco Barbosa, um dos coordenadores do projeto.

Parte do material utilizado na produção do álcool em gel foi recebida em doação de empresas da cidade de Poços de Caldas e até de outros estados brasileiros. Os servidores do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), da UNIFAL-MG, também contribuíram para compra de matéria-prima. A Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe) e Pró-Reitoria de Extensão também disponibilizaram materiais.

Parte dos materiais utilizados na produção do álcool em gel foram doados por empresas particulares. (Crédito da Imagem: Aquivo do Projeto/Divulgação)

“Ficamos muito felizes com a repercussão da primeira etapa do projeto. E isso favoreceu a adesão de mais apoiadores, que se interessaram e acreditaram na causa”, agradeceu a técnica em laboratório Eveline Ramos.  Em complemento, o técnico Bruno Dias de Souza, também membro da equipe do projeto, ressaltou: “É recompensador vermos que a Universidade tem o ‘poder’, de mais uma vez, produzir um bem tangível para a sociedade, e assim, contribuir de outras formas, além de continuar colaborando com a formação de profissionais”.

De acordo com Adriano Francisco Barbosa, a proposta é buscar novas parcerias e continuar a produção e doação de álcool para outras entidades. “Queremos aproveitar o período de suspensão de aulas presenciais para produzir mais álcool em nossos laboratórios e atender outras instituições da cidade. Pode parecer um ato simples, mas, todos nós sabemos a importância do produto para a prevenção da Covid-19 e das dificuldades enfrentadas para aquisição de álcool gel, principalmente, pela grande quantidade utilizada diariamente por instituições de saúde e outras entidades”, finalizou.

Os interessados, pessoas físicas e jurídicas, em contribuir com o projeto “UNIFAL-MG contra a Covid-19 em Poços de Caldas” e com outras ações de enfrentamento da pandemia desenvolvidas pela UNIFAL-MG, podem doar recursos financeiros ou materiais. Para participar, é necessário encaminhar uma proposta de apoio para a Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe). As informações e o modelo de proposta estão disponíveis no link: https://bit.ly/2V8PWZx.