Professor da UNIFAL-MG da área de Direito dá dicas para o eleitorado nessas eleições em entrevista de abrangência regional

Em participação ao vivo no Jornal da EPTV 1ª Edição desta segunda-feira (5), o professor de direito José Roberto Porto de Andrade, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) comentou as eleições municipais. O docente repassou três dicas para o eleitorado: observar se as propostas do candidato contemplam sua visão da cidade e temas essenciais; verificar no plano de governo quais temas são de competência do poder executivo municipal e quais não são; e apurar se as propostas estão aparadas na menção de fontes de financiamento.

“A gente vive no Brasil uma impressão falsa de que o exercício dos direitos políticos e da democracia se esgota com a eleição. Como se a gente só pudesse participar da vida politica de dois em dois anos, quando somos convocados a votar. E na verdade isso não funciona assim. A Constituição e a legislação do nosso país preveem um conjunto significativo de direitos de participação e a gente tem o dever de atuar constantemente para garantir que o prefeito ou a prefeita, os vereadores ou as vereadoras cumpram aquilo que nos prometeram no pleito eleitoral”, destaca o professor.

Confira a reportagem completa:

A matéria está disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/8913098/programa/