Em webconferência, UNIFAL-MG realiza colação de grau de formandos dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Odontologia e Química; evento está disponível no Youtube

A formatura antecipada de discentes da área da saúde continuam a todo vapor na UNIFAL-MG! Desta vez, 21 formandos de Odontologia receberam o diploma de conclusão da graduação de acordo com a Portaria nº 374, de 3 de abril de 2020, do Ministério da Educação (MEC). A solenidade marcou, também, a conclusão do ensino superior de discentes dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Química. A cerimônia, feita por webconferência e conduzida pelo reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, contou com a participação de representantes das coordenações e de familiares dos formandos. O evento está disponível no Youtube.

A juramentista da cerimônia foi Ana Rita Assumpção de Souza, do curso de Biomedicina.  A nova biomédica graduada pela UNIFAL-MG jurou exercer a profissão buscando a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. O juramento foi confirmado por todos os formandos.

Do curso de Odontologia, a oradora Taialla Jossana Vieira Barroso foi responsável por proferir uma mensagem aos novos profissionais. “Quem diria que, neste momento de tamanhas incertezas, realizaríamos o que me dou ao direito de definir como ‘uma das maiores conquistas de nossas vidas’. Por tantos anos, este momento esteve em nossos sonhos, de maneira diferente, devo dizer. Sei que todos esperavam por abraços calorosos, olhares orgulhosos e sorrisos cheios de alegria preenchendo o Auditório Leão de Faria, mas cá estamos. Os tempos são outros, porém a felicidade que preenche os corações de todos nós segue a mesma”, destacou.

Em discurso, Taialla Jossana também reforçou a importância de todo o aprendizado adquirido nos anos de graduação e desejou um caminho cheio de esperança e sonhos aos colegas de formatura. “À UNIFAL-MG, um agradecimento especial por ter sido, durante estes anos, a provedora de experiências indescritíveis e aprendizados inimagináveis. Aqui, tivemos o prazer de descobrir o novo, reconhecer e respeitar individualidades. Aos colegas formandos, meus mais sinceros votos de felicidades e realizações. Apesar das incertezas, sejamos sempre gratos”, finalizou a formanda.

Na oportunidade, a professora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UNIFAL-MG) e representante da coordenação do curso, Alessandra Esteves, destacou algumas experiências da vida universitária: as vitórias, os desafios e os encontros. “Quando vocês entraram nesta Instituição, precisaram se adaptar. Adaptação a algo maior, a novos colegas e amigos, novas e muitas disciplinas e novos e, muitas vezes, inesquecíveis professores. A caminhada foi longa e árdua, mas conseguiram chegar até aqui, e este é o melhor fruto que poderiam colher. Portanto, tenham sempre em vocês essa força de vontade e persistência”, disse a docente. Para ela, com o avanço da ciência, os formandos não devem temer os desafios, mas lutar por seus ideais.

Segundo o coordenador do curso de Odontologia, Prof. Victor Humberto Orbegoso Flores, as experiências compartilhadas na Universidade são uma alavanca para alcançar a alegria de se chegar ao destino projetado. “Sonhar, construir o sucesso, conquistar uma consolidada estrutura no que toca à profissão a todos os âmbitos da vida custam o valor exato dos investimentos que fazemos na fé, esperança, disciplina, superação, empreendedorismo, ousadia e coragem para realizar o que for necessário, tendo como princípio fundamental a ética”, disse o docente, que também desejou sucesso aos formandos.

Ao final da cerimônia, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, homenageou os servidores da Instituição, os familiares dos formandos e, em especial, os professores. “Quero homenagear os professores e professoras que construíram e constroem a formação dos nossos estudantes, que foram os responsáveis para que este momento de tanta alegria pudesse chegar; não só para o momento da formalização deste ciclo e a entrega do diploma, mas para a formação efetiva, não só no sentido técnico, mas humano”, disse. Na oportunidade, o Prof. Sandro Amadeu reforçou a importância da universidade pública como local de ensino de qualidade; de reflexão crítica e produção científica, em especial durante a pandemia; e de diálogo e interação com a sociedade, por meio da extensão universitária.

Nesta quarta-feira, a formatura também contou com a presença do coordenador do curso de Farmácia, Prof. Marcelo Aparecido da Silva, e da coordenadora do curso de Química (Bacharelado), Profa. Márcia Regina Cordeiro.

Confira a colação de grau completa no canal do Youtube.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG