UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Alfenas | Poços de Caldas | Varginha
Sul de Minas Gerais

OPORTUNIDADES

Professor da UNIFAL-MG participa de jornal da região e esclarece dúvidas sobre o PIX, nova ferramenta para realizar transações financeiras

O Banco Central desenvolveu um novo meio de pagamentos e transferências instantâneas: o PIX. A informação foi divulgada, oficialmente, no dia 05/10 e, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a ferramenta que facilita transações financeiras, o professor do Instituto de Ciências Sociais da UNIFAL-MG, Hélio Lemes Costa Jr., participou, ao vivo, do jornal Bom dia Cidade – Sul de Minas, no dia 07/10.

Entre as dúvidas, o docente destacou a instantaneidade das transações, a necessidade de uma conexão por Wi-Fi ou banco de dados para usar o sistema, a adesão das instituições financeiras e a possível gratuidade para pessoas físicas, conforme escolha do banco. “Apesar de o PIX ser uma iniciativa do Banco Central, você, usuário, pode ter acesso a esse serviço através do banco em que você já tem conta. Para usar o PIX, tem que ter uma conta corrente ou poupança”, explicou o professor.

Embora o cadastro tenha começado nesta semana, a ferramenta se ativará, efetivamente, no dia 16/11.

Confira o bate-papo completo abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/8919162/