Projeto de extensão do campus Varginha promove interação com a língua e a cultura dos países latino-americanos; próximo encontro virtual acontece em 13/10

O projeto de extensão “Iniciando o Espanhol e Conhecendo os Países da América”, da UNIFAL-MG campus Varginha, está promovendo lives semanais pelo Google Meet para falar sobre a cultura, costumes e história dos países da América Latina. Com palestrantes convidados, o projeto já contou com apresentações sobre Venezuela, Peru, México, Cuba e El Salvador.

O objetivo inicial do projeto era despertar nos estudantes de uma Escola Estadual da cidade de Varginha o interesse pela compreensão introdutória da língua espanhola e promover a disseminação da cultura latino-americana, gerando uma formação qualificada e uma visão ampla do continente americano. Em razão da pandemia da Covid-19, o projeto foi adaptado para um modelo virtual, aberto para qualquer pessoa, porém, direcionado para estudantes do ensino médio e universitários.

A discente peruana, Fermina Aurelia Garcia Charca, e o discente hondurenho, Arnaldo Renê Díaz Bonilla, são colaboradores do projeto. Fermina é a responsável pelo convite aos palestrantes e para ela “conhecer os países latino-americanos permite também nos conhecermos, pois, para além das diferenças, temos muitas semelhanças e estamos mais pertos uns dos outros no continente”.

Renê, conhecido como Renext, é discente do Mestrado em Economia da UNIFAL-MG. Já Fermina, é discente do Mestrado em Gestão Pública e Sociedade. Ambos são bolsistas do programa OEA-GCUB. (Crédito da imagem: arquivo pessoal dos bolsistas)

Já Renê ministra aulas do idioma semanalmente para os bolsistas e para a voluntária. Segundo ele, o trabalho dos bolsistas consiste em promover conteúdos nas mídias sociais de tudo que aprendem. “Neste projeto, as aulas de espanhol são importantes porque o aluno está aprendendo um segundo idioma durante uma viagem cultural pela América. O curso é pensado para que os alunos aprendam o uso básico do idioma em um período de 4 meses, por meio de uma metodologia dinâmica e criativa que contém dezoito unidades, um banco de atividades semanais, prática oral e uma gramática que é desenvolvida em cada unidade”, destaca Renê.

O projeto é coordenado pela professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Luciene Resende Gonçalves. A equipe conta ainda com a coordenadora adjunta, Profa. Carla Leila Oliveira Campos,  a voluntária  Sofia Tolosa Primo, o bolsista Marcos Mateus Fabio e as bolsistas Ana Carolina Riguette e Amanda Marques Brito de Souza.

Um pouco sobre as paradas anteriores

No primeiro “Intercâmbio Cultural”, realizado no dia 7 de setembro, o projeto recebeu o discente da UNIFAL-MG venezuelano, Jonathan Pérez. Bacharel em Ciência e Economia (BICE) e em Ciências Atuariais, o agora aluno de Ciências Contábeis, contou sobre a Venezuela, apresentando aspectos culturais, migração, situação política e suas características principais.

Na semana seguinte (14/09), o projeto recebeu Irina Ramirez Mas e Jeamil Esthiff Terán Toledo, que falaram sobre o Peru. Irina é mestranda em Ciência e Engenharia Ambiental na UNIFAL-MG e também bolsista do programa OEA-GCUB. No dia 21/09, o convidado foi Rossembert Gutiérrez Hernández, que falou sobre o México.

No final de setembro (28/09), o convidado foi o professor visitante estrangeiro Alain Hernandés Santoyo, do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE). Neste encontro, o país abordado foi Cuba. Por fim, na última segunda-feira, 05/10, o projeto recebeu Aleyda Méndez, que falou sobre El Salvador.

Todas as apresentações estão disponíveis no perfil do projeto no Instagram, confira: clique aqui.

Próxima parada: Colômbia!

Na próxima terça-feira (13/10), às 19h, o projeto contará com a presença de Valentina Gacha Mendoza, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais da UNIFAL-MG e também bolsista do programa OEA-GCUB.

Os discentes interessados em participar ganharão pontos de PIEPEX. O link da sala no Google Meet é: https://meet.google.com/yvz-ifoz-bkb