Eleições 2020: docente da UNIFAL-MG alerta para o riscos das fake news e sobre as consequências de campanhas negativas

O Jornal da EPTV 2ª Edição – Sul de Minas, da terça-feira (13), destacou o uso das redes sociais nas eleições para prefeito e vereador e alertou os telespectadores sobre as fake news. E pela UNIFAL-MG, quem participou da reportagem foi o professor  Thiago Rodrigues Silame, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Na entrevista, o professor Thiago Silame ressaltou que os eleitores estão mais consciente para analisar o marketing digital dos candidatos, no entanto, alertou que ainda é necessário ter cuidado com as fake news.  O doutor em Ciência Política enfatizou que há penalizações em caso de ataques políticos e de campanha eleitoral negativa, além de devidas retratações para com os ofendidos, as plataformas que promovem propagandas, como o Facebook, também podem ser punidas em caso de ataques políticos.

“Em relação ao uso das fake news, foi estipulado que, se a Justiça Eleitoral […] constatar que a propaganda é imprópria e ataca a honra e a imagem de um adversário político, ela tem que ser retirada do ar senão,  quem tiver promovido essa propaganda, inclusive a plataforma [de divulgação], pode ser multado”.

Confira a reportagem:

 

A matéria está disponível em: https://globoplay.globo.com/v/8937924/programa/