Alta nos preços de alimentos é destaque na EPTV; economista da UNIFAL-MG alerta sobre a importância da pesquisa de preços

Em participação ao vivo no Jornal da EPTV 1ªEdição da terça-feira (20), o professor de economia João Marcos Caixeta Franco, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), falou sobre a alta no preço da cesta básica e de outros produtos no país. Segundo o docente, a desvalorização do real alavancou as exportações, causando um desabastecimento no país. Devido ao caráter sazonal da produção agrícola, o docente acredita que a produção de arroz, um dos produtos com mais alta, se normalizará no começo de 2021 e, com isso, o preço deve cair. Além disso, as limitações de importação do arroz tendem a aquecer o mercado interno, favorecendo as safras futuras dos produtores rurais brasileiros.

Para o economista, o preço da carne também tende a aumentar em 2021, enquanto o valor do feijão deve ter poucas variações. “Os consumidores devem sempre comparar preços. Essa é uma ‘arma’ que está na mão do consumidor. Visitar mais de um estabelecimento, procurar os encartes de preços, as propagandas, para que ele possa fazer a melhor compra, […] valorizando sua renda, seu poder de consumo”.

Confira a reportagem completa:

 

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/8954880/programa/