Em participação ao vivo no jornal da EPTV, professora de microbiologia fala da importância da desinfecção de locais de grande circulação no combate ao coronavírus

O Jornal da EPTV 1ªEdição da quinta-feira (22), destacou a ação do Exército Brasileiro na desinfecção da rodoviária de Pouso Alegre/MG para combater o coronavírus. A matéria contou com a participação ao vivo da microbiologista Ana Carolina Barbosa Padovan, professora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), para analisar a importância e eficiência da desinfecção. Segundo ela, esse tipo de ação em locais como rodoviárias, postos de saúde e hospitais ajuda a minimizar a presença do vírus no ambiente. Porém, a eficiência é momentânea, sendo necessário realizar esse trabalho frequentemente.

Para a desinfecção de banheiros residenciais usados por pessoas infectadas com o vírus, a docente recomenda que a limpeza seja realizada pela própria pessoa, utilizando desinfetante ou água sanitária  nas superfícies que foram tocadas. Ela recomenda o uso de máscara durante a circulação nesses locais.

A professora alertou a importância da higiene e dos cuidados diários ao se chegar em casa após uma saída. “[…] o cuidado na verdade é com a própria pessoa. Com as roupas […] que ela circulou, com as máscaras, com o sapato. Então, [peque as] roupas e máscaras, coloque em uma sacolinha assim que você chegar […] na porta da sua casa. Depois, você coloca no tanque e deixa de molho por 30 minutos e lava separado. O sapato […] lavar com buchinha e sabão ou passar água sanitária diluída […] E não se esquecer de sempre lavar as mãos”, completa.

Confira a reportagem completa:

 

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/8961191/programa/