Pelo segundo ano consecutivo, egresso da UNIFAL-MG vence competição do KDD, na Conferência Brasileira sobre Sistemas Inteligentes

A Conferência Brasileira sobre Sistemas Inteligentes (BRACIS) promoveu mais uma edição da competição do Knowledge Discovery in Databases (KDD),  por meio da Kaggle.com, plataforma e comunidade on-line de Ciência de Dados. Pelo terceiro ano como finalista, o egresso João Pedro Molina Peinado, formado em Ciência da Computação pela UNIFAL-MG, foi o vencedor pela segunda vez, entre o total de 24 times e 27 competidores. O desafio ocorreu entre os dias 07/07 e 1°/10.

Neste ano, o objetivo da competição era prever a indisponibilidade de carros em uma locadora de veículos, a fim de calcular o número de automóveis que entram e saem, para cada um dos quatro turnos de um dia, de cada um destes dois status: “em manutenção” ou “sendo lavado”. “Para a previsão de número de carros, foram usados os dados fornecidos sobre o problema, e os competidores manipularam essas informações; depois, utilizaram algoritmos de inteligência artificial para identificar padrões que levam a fazer uma predição”, explicou João Pedro Molina.

Com o resultado, ficou a cargo da empresa que forneceu o desafio, a Localiza Hertz, de aluguel de automóveis, adaptar o que foi feito pelos competidores. “Como premiação, ganhamos cupons para alugar automóveis na própria Localiza, mas a importância de participar de desafios como este é adquirir novos conhecimentos, que podem, depois, acabar sendo utilizados pra solucionar problemas do mercado de trabalho. Por trás de toda competição, há bastante conhecimento”, acrescentou.

O egresso disse à Dicom que não se preparou especificamente para esta competição, uma vez que sempre participa de desafios como este. “Essas participações sempre geram conhecimentos e experiência, os quais acabo utilizando tanto no  trabalho quanto em outras participações”, disse. Para ele, ter bons resultados em algumas competições é uma forma de gerar boa visibilidade no mercado de Ciência de Dados, já que mostra o potencial de solução de problemas do profissional e a atualização deste em relação às novas tecnologias. “Para a UNIFAL-MG, é importante, pois mostra como o ensino, especificamente do curso de Ciência da Computação, é muito bom. Não é a primeira conquista de um aluno, e isso mostra a qualidade do ensino prestado pela instituição”, concluiu.

Resultado da competição deste ano

A competição do KDD foi organizada por brasileiros, mas, como contou o egresso, qualquer pessoa do mundo poderia participar. Os finalistas foram convidados a apresentar a solução no evento do KDD, durante a BRACIS, principal conferência em Inteligência Artificial e Computacional do país.

Saiba mais sobre a Kaggle

A Kaggle é uma reconhecida plataforma de hospedagem para projetos e competições de Data Science, em que são encontradas variadas discussões sobre temas da área, além do compartilhamento de códigos. Nela, são disponibilizados datasets, kernels, plataformas de aprendizado e fórum para perguntas, bem como mais de 300 competições.

De acordo com Lucas Oliveira, do site Medium, algumas competições são oferecidas por grandes empresas, que pagam recompensas para a melhor solução, embora existam, também, as competições de aprendizado. Para integrar um desafio, basta escolher uma linguagem e uma competição, compreender o dataset e aprender com a comunidade. “É importante lembrar que, nas competições, são fornecidos os dados e, no final, você faz uma submissão com os resultados gerados pelo código criado para solucionar o problema”, reforçou o egresso João Pedro Molina.

Saiba mais em: https://www.kaggle.com/c/kddbr-2020/overview/description e https://medium.com/@lucasoliveiras/primeiros-passos-com-kaggle-3871997b0868

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG