Pesquisa desenvolvida na UNIFAL-MG é destaque no site da Sociedade Brasileira de Física

O estudo “Thermodynamics of hot strong-interaction matter from ultrarelativistic nuclear collisions”, desenvolvido pelo pelo professor Fernando Gonçalves Gardim,  Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), com colaboradores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Paris-Saclay, foi destaque no site da Sociedade Brasileira de Física (SBF). A matéria ressalta que a pesquisa confirma “[…] a geração de um plasma de quarks e glúons no LHC, obtendo sua temperatura e outra grandeza termodinâmica, sua densidade de entropia”.

Segundo o texto publicado pela SBF, os quarks e glúons formam os prótons, os nêutrons e outras partículas chamadas de hádrons que são fundamentais na constituição da matéria e só manifestam, livremente, em condições de alta incidência de energia, como no caso do big bang. A matéria apresenta, também, um vídeo gravado pelo professor Fernando Gardim explicando a pesquisa.

Confira no site da Sociedade Brasileira de Física.