Em formaturas emocionantes, universitários da UNIFAL-MG concluem a graduação; as cerimônias do dia 4/12 encerram as colações de grau de 2020

Emoção e saudade são as palavras-chave para descrever as cerimônias desta sexta-feira, dia 04/12, as quais finalizaram uma importante etapa na vida de discentes da UNIFAL-MG: a graduação. As solenidades de colação de grau, por webconferência, conduzidas pelo reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, ocorreram no período da manhã e da tarde e contaram com a participação de representantes das coordenações dos cursos e docentes da UNIFAL-MG, bem como de familiares dos formandos, que, com orgulho, puderam interagir nos comentários da plataforma de exibição. Os eventos estão disponíveis no canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube.

Na primeira formatura do dia, às 10h, graduaram-se os discentes dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, do campus Varginha, e Matemática, de Alfenas. Na cerimônia da tarde, às 14h, foi a vez dos formandos dos cursos de Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Geografia, Medicina, Nutrição, Química Bacharelado, Ciências Sociais, Física, Geografia, Letras e Pedagogia.

As primeiras emoções do dia!

Responsável por proferir o juramento solene, Yarine Isabel Francisca Alves, formanda do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE), requereu os graus em nome dos colegas. Cada formando, na oportunidade, jurou ser fiel aos preceitos da ética, da liberdade e da diversidade, a fim de exercer a profissão em busca da construção de uma sociedade livre, justa e solidária, conforme os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

Após a confirmação do juramento solene, outorga de grau pelo reitor Sandro Cerveira e entrega simbólica dos diplomas, a oradora da turma Diana Chaukat Chaib, do curso de Ciências Econômicas, em discurso emocionante, relembrou mudanças que acompanham a vida universitária. “Eu me refiro às mudanças dos últimos 4 ou 5 anos que vivemos aqui na UNIFAL-MG. Muitos de nós viemos de outras cidades, deixamos o conforto da nossa casa, o cheiro bom de café da nossa mãe e da nossa vó, o abraço acolhedor do nosso pai. Tudo isso em busca de uma vida melhor, de ser motivo de orgulho para os nossos tão queridos familiares, em busca do tão sonhado diploma. Imagino que, assim como eu, muitos dos meus colegas formandos não imaginavam o quão difícil seria essa caminhada […], mas estar aqui, hoje, encerrando esse período, significa que vencemos todas essas dificuldades – e muitas outras”, disse. Na oportunidade, a economista também agradeceu aos professores, funcionários da UNIFAL-MG, familiares e amigos e parabenizou os colegas de formatura.

A economista Diana Chaukat Chaib foi a oradora da 1ª formatura do dia. (Foto: Arquivo Pessoal/Diana Chaib)

Além das mudanças mencionadas na fala de Diana Chaukat, as vivências universitárias também trazem saudade, e isso foi reforçado pelo paraninfo do curso de Ciências Econômicas, Prof. Thiago Fontelas Rosado Gambi: “o que une o passado e o presente, a alegria e a tristeza, é o privilégio de ter vivido coisas boas e, assim, ter a esperança de viver mais coisas boas pela frente, por mais que sintamos saudade hoje; para que a gente não perca a esperança de ter saudade no futuro. Sinceramente, espero, para vocês, uma coisa seja certa: a saudade da UNIFAL-MG”.

Retomando conceitos discutidos em sala, o professor e patrono do curso de Ciências Atuariais, Wesllay Carlos Ribeiro, proferiu bons conselhos para o futuro dos novos profissionais, como a necessidade de se observar as leis e a ética e de se valorizar familiares e amigos. “Acreditem no mutualismo. Cultivem amizade e acreditem na família. Ninguém se ergue ou se mantém em pé sozinho. Nosso alicerce na vida vem de nossas raízes e dos laços de amizade e fraternidade que construímos durante a vida. Levem isso também para suas profissões e tenham, no trabalho em equipe, a forma pela qual obterão sucesso profissional. Sejam previdentes. A previdência nos faz lembrar de que o tempo ajuda em muitas coisas, mas também nos lembra de que precisamos cuidar de nós mesmos, de nossa saúde física, mental e espiritual. Aprimorem-se, busquem se capacitar e transformem o mundo em sua nova Universidade”, destacou o docente.

Já o discurso do professor Fernando Batista Pereira, patrono do curso de Ciências Econômicas, procurou relembrar a boa relação entre professores e discentes ao longo dos cursos, uma vez que a troca de experiências gerou aprendizados para ambas as partes. “A qualidade e criatividade de vocês é notada desde o início. Isso incentiva ainda mais o trabalho de todos nós. Mais do que isso, nós também aprendemos muito com vocês. Por outro lado, é claro, devemos ter humildade para reconhecer que, na verdade, o que ensinamos é apenas uma parcela muito pequena do que vocês aprenderão daqui para frente na vida como estudantes egressos […]. Vocês agora, tenho certeza, já estão trilhando os caminhos para lidar com os desafios da vida contemporânea. Já estão preparados não apenas para usar os conhecimentos da UNIFAL-MG, mas principalmente para descobrir caminhos novos, soluções criativas e inovadoras”, disse.

Na oportunidade, o docente e patrono do curso de Ciências Contábeis, Vinicius de Souza Moreira, também reiterou a dedicação e o esforço empreendido pelos formandos ao longo da graduação. “Tenham certeza de que as sementes plantadas hoje lhes renderão bons frutos amanhã. De agora para frente, nesta nova caminhada que se inicia, eu desejo prosperidade e sucesso nos projetos futuros. Que os anos de estudo e de vivência em nossa universidade tenham um lugar especial em suas memórias, assim como a passagem de vocês terá lugar especial em nossos corações”, salientou.

No encerramento da cerimônia, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, parabenizou os formandos, destacou a atuação dos docentes, técnicos, terceirizados e colaboradores da Instituição e reforçou a importância das universidades públicas, da ciência e do Sistema Único de Saúde (SUS). “É preciso dizer que a universidade pública, gratuita e de qualidade é uma condição necessária até mesmo para que este momento, para que o esforço individual tenha espaço de expressão e possa ser realizado na trajetória de cada um de nós. Atravessar a ponte é trabalho de cada um, de cada família, de cada coletivo, mas, sem a ponte, certamente a travessia não seria possível ou simplesmente seria muito mais difícil”, ressaltou.

A colação de grau também contou com a presença do diretor do campus avançado de Varginha, Prof. Leandro Rivelli Teixeira Nogueira; da diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Profa. Letícia Lima Milani Rodrigues; da coordenadora e paraninfa do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Profa. Luciene Resende Gonçalves; do coordenador do curso de Administração Pública, Prof. Dimitri Augusto da Cunha Toledo; da coordenadora do curso de Ciências Atuariais, Profa. Pamila Cristina Lima Siviero; do vice-coordenador e paraninfo do curso de Ciências Contábeis, Prof. Hugo Lucindo Ferreira; da coordenadora do curso de Ciências Econômicas, Profa. Nildred Stael Fernandes Martins; da coordenadora do curso de Matemática, Profa. Andrea Cardoso; do patrono do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Prof. Lincoln Thadeu Gouvêa de Frias; e do paraninfo do curso de Ciências Atuariais, Prof. Danilo Ribeiro Machado.

Confira a cerimônia completa neste link.

Emoções em dobro!

A chamada nominal do cientista da computação Henrique dos Santos Wisniewski foi realizada por seus pais. (Foto: Reprodução/Youtube)

No período da tarde, a formatura teve um momento especial!  O formando Henrique dos Santos Wisniewski, do curso de Ciência da Computação, respondeu a última chamada do período de graduação para os seus pais Célio Wisniewski e Maria José dos Santos Wisniewski, ambos professores da UNIFAL-MG. “Henrique, nós também sofremos com suas desilusões, mas também vibramos com suas conquistas!”, disse o Professor Célio. O novo cientista da computação, notadamente emocionado, recebeu a homenagem com surpresa. Pouco antes, quando seu nome não foi chamado pelo coordenador do curso, Prof. Flávio Barbieri Gonzaga, Henrique Wisnieswki  enviou uma mensagem preocupada no chat da webconferência: “Faltou eu!”.

Nessa cerimônia, o juramento foi proferido por Isabelle Medeiros de Freitas,  do curso de Geografia, e a mensagem aos formandos ficou sob responsabilidade de Andrilene Celina Alves, licenciada em Física. Em seu discurso, a formanda agradeceu os ensinamentos dos professores, o apoio e a compreensão dos familiares e o suporte dado pela Universidade ao longo da graduação.

“É hora de celebrar, mas também de agradecer. Sonhar, construir o sucesso, conquistar uma consolidada estrutura no que toca à profissão e em todos os âmbitos da vida… tudo custa o valor exato dos investimentos na fé, esperança, disciplina, superação, empreendedorismo, ousadia e coragem para realizar o que for necessário ser feito. Cada formando traz consigo um sentimento único, principalmente pela realização de um sonho. Construímos amizades que foram essenciais para nosso crescimento […]. Foram anos de companheirismo, risadas, perrengues… anos que ficarão guardados em nossas memórias. Mesmo que estejamos comemorando mais uma conquista, a realização de um sonho, todos os momentos aqui vividos deixarão saudade”, reforçou a formanda.

A mensagem aos ausentes foi proferida pela farmacêutica Larissa Coelho de Carvalho Rosa, que, em seu discurso, retomou uma passagem de Carlos Drummond de Andrade. “Hoje, especialmente, nossa saudade parece ser maior. Concluímos uma etapa importante de nossas vidas, seria uma honra tê-los conosco. Embora não possamos vê-los ou tocá-los, podemos sentir seus abraços apertados, o brilho em seus olhares e a alegria pela nossa vitória, pois, em nosso íntimo, sabemos que nossa luta é sua luta e nossa felicidade é sua felicidade. A vocês, pais presentes na memória, nossa eterna saudade, gratidão e respeito. Muito obrigada”, disse.

Além do reitor, Prof. Sandro Anadeu Cerveira, a formatura contou com a participação dos coordenadores e coordenadoras dos cursos: Profa. Estela Regina de Oliveira (Biomedicina), Prof. Flávio Barbieri Gonzaga (Ciência da Computação),   Profa. Lívia Maria Rosatto Moda (Ciências Biológicas – Bacharelado),  Prof. Gleyton Carlos da Silva Trindade (Ciências Sociais – Licenciatura), Profa. Cristiane Aparecida Silveira Monteiro (Enfermagem), Prof. Marcelo Aparecido da Silva (Curso de Farmácia), Person Pereira Neves (Física), Prof. Rodrigo José Pisani ( Geografia – Bacharelado), Prof. Estevan Leopoldo Freitas Coca (Geografia – Licenciatura), Profa. Rosângela Rodrigues Borges (Letras – Licenciatura), Profa. Silvia Graciela Ruginsk Leitão (Medicina), Prof. Bruno Martins Dala Paula (Nutrição), Profa. Carla Helena Fernandes (Pedagogia) e Prof. Nelson Henrique Teixeira Lemes (Química – Bacharelado).

As solenidades estão disponíveis no canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube com tradução e interpretação em Libras, nos links: Formatura (10h) e Formatura (14h)

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG