PET Conexões de Saberes comemora 10 anos de existência com publicação de e-book sobre a história e os projetos desenvolvidos pelo programa

O grupo PET Conexões de Saberes, do campus Poços de Caldas, realizou, neste mês, o lançamento do e-book produzido em comemoração aos 10 anos de atividades do programa, no período entre 2010 e 2020. Intitulado “Grupo PET Conexões de Saberes Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional: 10 anos de Ensino, Pesquisa e Extensão”, o livro apresenta todas as ações desenvolvidas pelo grupo, o qual tem contribuído para a realização de ações de Tecnologias Sociais (TS) e para a integração entre os saberes acadêmicos e os saberes da comunidade local, potencializando a cooperação e participação efetiva da comunidade nos estudos propostos.

O objetivo da obra é resgatar e divulgar a trajetória do PET, a fim de valorizar o processo criativo e a construção coletiva, considerando, para isto, os aspectos da motivação inicial das atividades feitas pelo grupo. “Essas ações refletem os esforços realizados com a intenção de promover o contato dos discentes com realidades sociais diferentes da academia, bem como a integração do conhecimento para o estudo, a troca de experiências e o fornecimento de subsídios à resolução de problemas”, disse o tutor do grupo e professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, Antônio Donizetti Gonçalves de Souza.

Segundo ele, a ideia surgiu no final de 2019, porém as discussões para dar início à elaboração do e-book se iniciaram em março de 2020. “O primeiro passo foi a elaboração de um sumário preliminar, que foi apresentado ao grupo para discussão. Em abril, os petianos foram divididos em grupos para elaboração dos capítulos, sendo que cada capítulo era enviado para revisão e considerações. Em outubro, o livro já estava pronto para edição final e, em novembro, foram feitos os tramites relacionados à ficha catalográfica, registro ISBN e formatação final, na Biblioteca da Sede, com apoio do bibliotecário Marlom César da Silva”, contou o Prof. Antônio Donizetti a respeito das etapas de elaboração do e-book, o qual se subdivide nos capítulos: “Os Projetos e as Ações do Grupo PET Conexões de Saberes: Motivações e Evolução Histórica”, “Projetos e Ações Desenvolvidos: 2010-2020”, “A Produção Científica do Grupo”, “Petianos que fizeram parte da história do Grupo” e “Considerações Finais”.

Visita de alunos de cursinho à UNIFAL-MG em 2017. Foto: arquivo pessoal Prof. Antônio Donizetti

Além de contemplar informações sobre os projetos, a obra também apresenta os autores e autoras do livro, para quem a experiência de redigir o conteúdo e integrar a equipe do programa é motivo de orgulho.

Em depoimento à Dicom, Tainara Domingues da Silva, petiana desde o segundo período da faculdade, afirmou que participar do grupo é uma experiência enriquecedora. “Realmente, o PET me transformou no meio acadêmico, me amadureceu, me ensinou a trabalhar em equipe, me ajudou a aceitar a opinião do outro com mais facilidade, me deu a possibilidade de criar eventos e projetos e de representar o grupo fora da minha Universidade. Apesar de todos esses momentos, acredito que o que mais me marcou foi realmente o livro que todos nós, petianos, escrevemos durante este ano”, destacou a universitária. Ela também desejou vida longa ao PET Conexões de Saberes.

Na opinião de Marina Aparecida de Souza, a publicação do livro eterniza a memória de todos os projetos e petianos, fazendo diferença para que o programa exista até hoje. “Tudo isso coordenado pelo nosso tutor, o Prof. Antônio Donizetti, muito importante em relação ao nosso crescimento e às nossas conquistas”, salientou. Para ela, a elaboração do livro foi mais um desafio em meio ao ano de 2020, já que foi preciso colocar em prática uma escrita mais descritiva para resgatar as memórias de cada projeto. “Além disso, é importante ressaltar que foi possível, durante o processo de escrita, falar sobre experiências que foram fundamentais para minha formação acadêmica, já que me ajudaram a desenvolver aspectos pessoais: posicionamento, comunicação, trabalho em equipe, resiliência, compreensão de opiniões diferentes, entre outros”, completou.

A universitária Mariane Pereira Ramos também reforçou a oportunidade de crescimento não só como graduanda, mas como ser humano, a partir dos ensinamentos em equipe. “Conhecemos pessoas completamente diferentes e, a partir disso, compreendemos um pouquinho mais do mundo. Isso traz um sentimento de pertencimento, um sentimento de que nós podemos fazer a diferença. Ao escrever o livro, pudemos perceber que o projeto traz mudanças para os petianos e para as pessoas ao redor”, finalizou a discente.

Ações do PET Conexões de Saberes durante a pandemia

No período de isolamento social, o grupo continuou ativo e adaptou várias atividades para o formato remoto, como o Cursinho Saberes – Preparatório ENEM, que foi realizado pelos bolsistas de extensão. “As aulas on-line foram realizadas na plataforma Google Meet. O material de apoio e as interações foram feitos por meio da plataforma Google Classroom e pelo WhatsApp”, explicou o Prof. Antônio Donizetti. Outra ação realizada de modo remoto foi o Café com Palestra, em forma de lives, sobre temas como as projeções para a Covid-19 no Brasil, com o Prof. Domingos Alves, docente da Faculdade de Medicina da USP, e a diversidade social e pluralidade étnico-racial nas universidades públicas, em palestra ministrada pelo Prof. Natalino Neves da Silva.

Para receber os novos discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), o PET Conexões de Saberes promoveu, também, o Acolhimento e Apadrinhamento aos Calouros, em ações que contemplaram uma exposição na qual o grupo pôde apresentar seus projetos e funções. Em parceria com o Centro Acadêmico de Ciência e Tecnologia (CENAC/CienTec), foi ofertada uma reunião on-line com os alunos que entraram no segundo semestre de 2020, na qual se falou sobre a estrutura da Universidade, as experiências dos alunos veteranos, o BICT e a função dos grupos PETs e do CENAC/CienTec. Conectando o Futuro foi um projeto foi realizado em forma de vídeos postados e direcionados às escolas públicas de ensino médio e escolas técnicas na região de Poços de Caldas-MG e do interior de São Paulo. Nos vídeos, buscou-se mostrar as formas de ingressos nas universidades públicas e os elementos de permanência nestas.

Agradecimentos

Os integrantes do PET Conexões de Saberes agradecem a todos que, de uma forma direta ou indireta, participaram dos projetos e ações desenvolvidas neste percurso. “Todos os petianos, docentes, alunos de graduação e comunidade em geral participaram destas ações e têm enorme importância no ideário formativo e de impacto acadêmico e social que o grupo vivenciou e ainda vivencia. A todos os envolvidos, o nosso reconhecimento e agradecimento pela troca de saberes e experiências compartilhadas”, acrescentou a equipe.

Para acessar o e-book produzido, acesse:

https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/system/files/imce/Livro_final_5.pdf

Fotos: Arquivo Pessoal do Prof. Antônio Donizetti 

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG