Imunologista da UNIFAL-MG esclarece medidas para diminuir o risco de contaminação por Covid-19 entre familiares

Em participação ao vivo no jornal “Bom Dia Cidade” (EPTV) desta quarta-feira, dia 09/12, o imunologista e professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, Luiz Cosme Cotta Malaquias, apresentou aos telespectadores o que deve ser feito para diminuir o risco de contaminação por Covid-19 entre familiares, uma vez que as festas de fim de ano se aproximam.

“Quanto mais ao ar livre for, é melhor, porque, ao conversar ou ao tossir, a gente libera gotículas que contêm os vírus e, ao ar livre, elas se dispersam mais facilmente” destacou o docente. Segundo o Prof. Luiz Cosme, ainda, os mais jovens não estão aderindo aos cuidados necessários contra a Covid-19, como evitar festas e aglomerações.

Para ele, é necessário manter medidas de segurança e prevenção, redobrando os cuidados ao se ter uma pessoa sintomática em casa, de modo que ela fique isolada em um cômodo que tenha, de preferência, ventilação. Outro ponto importante é adotar utensílios de uso exclusivo do infectado, como colher, copo e toalha. Em caso de algum contato, recomenda-se que ambos utilizem máscara e façam higienização com álcool em gel.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9086720/programa/