Economista da Universidade comenta queda na importação de matéria-prima no ano de 2020 em reportagem da EPTV

Uma das consequências da pandemia foi a instabilidade no mercado de matérias-primas. As empresas brasileiras que dependem de produtos de outros países enfrentam dificuldades no processo de logística e também com os preços elevados, o que impacta na produção. A queda de 4% na importação foi tema de reportagem do Jornal da EPTV – 2ª Edição, desta quarta-feira, 16/12, que contou com análise do economista Fernando Pereira, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG.

Para Prof. Fernando, é normal que tenha ocorrido uma queda na importação de produtos em 2020, em função dos efeitos da desvalorização do real (R$). “Uma máquina, um equipamento ou um produto importado que custava mil dólares no início do ano chegava ao país ao valor de 4 mil reais, mas agora, ele chega custando mais de 5 mil reais. Então, naturalmente, com um mercado desaquecido e um preço dos produtos importados tão elevado, é natural que essa queda tenha ocorrido”, explica.

Confira a reportagem:

Disponível também no link: https://globoplay.globo.com/v/9107606/programa/?s=0s