Imunologista da UNIFAL-MG fala no Jornal da EPTV sobre a transmissão da Covid-19 e reforça a necessidade de cuidados com a higienização

Em participação ao vivo no Jornal da EPTV – 1ª Edição desta quarta-feira, 16/12, o imunologista Leonardo Augusto de Almeida, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, falou sobre a transmissão do vírus da Covid-19, comentando a necessidade de manter as medidas de segurança.

Prof. Leonardo esclarece que o transporte público, em horário de pico, configura-se como um local de grande transmissão da Covid-19, uma vez que o elevado número de pessoas aglomeradas em um ambiente restrito tende a emitir partículas que podem conter o vírus.

Conforme o docente, como o vírus é transmitido pelo ar, o usuário deve higienizar as mãos antes e depois de utilizar o transporte público, além de, em hipótese alguma, tirar a máscara do rosto nem tocar os olhos e a frente da máscara.

O pesquisador também falou sobre o alto índice de transmissão registrado nas últimas semanas na região. Segundo ele, houve um relaxamento que pode ser observado nas ruas. Leonardo lembrou que a vacina é uma promessa e ainda não está licenciada, o que nos mostra que a única proteção que temos no momento é o uso da máscara, a higienização das mãos e das compras e evitar aglomerações em finais de semana e no final de ano.

“A gente não pode brincar neste momento. Ainda mais que essa chamada segunda onda [nem chegou aqui, visto que] o Brasil nunca saiu dessa primeira onda, porque a gente não conseguiu fazer um controle efetivo. Então, esse repique, vamos dizer assim, dessa doença, faz com que a gente tenha que ter o dobro de cuidado neste momento”, ressaltou o imunologista.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9105826