“Introdução à Estatística com R” – Eric Batista Ferreira & Marcelo Silva de Oliveira

Estudantes de Estatística acabam de ganhar um rico material didático digital para conhecer as funcionalidades do software estatístico mais utilizado no mundo, o “R”. A obra foi desenvolvida pelo pesquisador Eric Batista Ferreira, professor de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UNIFAL-MG, em parceria com o colega de área, Marcelo Silva de Oliveira, professor aposentado da UFLA.

“Em tempos de ensino remoto há dificuldade de acesso às obras físicas das bibliotecas. Dessa forma, esta obra vem preencher essa lacuna e disponibilizar teoria de qualidade, em linguagem simples, de forma eletrônica e gratuita”, afirma Prof. Eric Batista Ferreira, um dos autores. (Foto: Arquivo Pessoal/Eric Batista Ferreira)

A parceria de quase 20 anos entre os autores na atuação de atividades de ensino e pesquisa foi o que motivou a organização da obra “Introdução à Estatística com R” , que percorre toda a ementa de um curso inicial em Estatística, em nível de graduação, mostrando as aplicações no software estatístico R.

De acordo com Prof. Eric, os cálculos estatísticos podem ser feitos com auxílio de calculadoras ou mesmo à mão, porém, um software estatístico, como o R, facilita muito o trabalho. “Em particular o software R, além de ser o mais poderoso software estatístico hoje no mundo, é livre e gratuito. Dessa forma, vale a pena aprender sua linguagem para fazer cálculos que vão desde as contas mais básicas até as mais sofisticas análises estatísticas”, explica a importância do software.

O livro divide o curso de Introdução à Estatística da mesma forma abordada por ementas de um primeiro curso em nível de graduação. No decorrer de 194 páginas, os estudantes encontrarão uma introdução sobre a importância da Estatística, uma apresentação do software R e as técnicas de somatórios, seguindo para a Estatística Descritiva, Cálculo de Probabilidades, Amostragem, Distribuições de Amostragem, Inferência estatística (Teoria da Decisão e da Estimação), Correlação e Regressão. “Há exemplos resolvidos ao longo de todo o texto, bem como aplicações no software R. Ao final do livro, há listas de exercícios e tabelas estatísticas”, revela Prof. Eric.

Assina o prefácio da obra, o professor aposentado da UNIFAL-MG, José Antônio Leite, que descreve: “Enfocando a obra que li com atenção e, muitas vezes, pausadamente para bem entender a linguagem computacional usada no processamento de dados, afirmo que o trabalho desenvolvido pelos autores é digno de respeito, consideração e aplauso. Apreciei muito a exposição didática e virtual da Estatística descritiva. Conceitos claros, objetivos, com sobeja exemplificação e boa quantidade de exercícios de fixação.”

Livro é resultado de uma parceria com Marcelo Silva de Oliveira, professor aposentado da UFLA. (Foto: Arquivo Pessoal/Marcelo Silva de Oliveira)

Conforme Prof. Eric, o livro é resultado de mais de 15 anos de gestação. “Ele [o livro] é uma drástica ampliação de um caderno didático publicado pela editora da FAEPE/UFLA, em 2008, e utilizado no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Empresas com Ênfase em Qualidade”, conta.

Entre os diferenciais da obra “Introdução à Estatística com R” em relação a outras referências sobre o tema, pode-se afirmar que é um livro de alta qualidade teórica, ilustrado com exemplos práticos, que apresenta toda a ementa de um primeiro curso de estatística em nível de graduação, comum a praticamente todas as universidades brasileiras. “Além de ensinar teoria, ensina um software estatístico, característica pouco comum em livros”, destaca Prof. Eric.

Outro fator de relevância do livro é o fato de ser digital e gratuito e ser disponibilizado em período de pandemia. “Em tempos de ensino remoto há dificuldade de acesso às obras físicas das bibliotecas. Dessa forma, esta obra vem preencher essa lacuna e disponibilizar teoria de qualidade, em linguagem simples, de forma eletrônica e gratuita”, argumenta.

O livro pode ser baixado gratuitamente na página da Biblioteca da UNIFAL-MG, neste link.

Vale mencionar que há perspectiva de a obra também ser impressa. Segundo Prof. Eric, os autores estão buscando parcerias com gráficas para que os livros físicos possam ser impressos “por demanda”.