Retrospectiva 2020: relembre os fatos que marcaram a UNIFAL-MG neste ano desafiador

Mesmo diante de uma crise sanitária em que a pandemia do novo coronavírus assolou o mundo todo e mudou rotinas em 2020, inserindo novos formatos de relacionamento sociais e de trabalho, a UNIFAL-MG mostrou sua força e se reinventou para enfrentar o cenário inédito e desafiador.

As inúmeras ações promovidas pela comunidade acadêmica para minimizar o impacto da pandemia nas atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil comprovam que toda crise traz consigo oportunidades.

A seguir, confira alguns destaques das realizações do ano de 2020, conforme divulgação na seção Notícias do Portal da UNIFAL-MG. Os eventos realizados em 2020 podem ser acessados na Agenda do Portal. Mas antes, assista ao vídeo:

 

 

Em fevereiro, a chegada de novos estudantes movimentou a Universidade. A pandemia do novo coronavírus já impactava outras nações e a Universidade iniciava as discussões e divulgações sobre medidas preventivas.

Confira algumas notícias divulgadas no Portal da UNIFAL-MG:

 

 

No mês de março, em meio ao ritmo normal de atividades, intensificaram-se as discussões sobre de protocolos de prevenção e combate à pandemia, iniciada no Brasil em 26 de fevereiro de 2020. 

Em 14 de março, a Universidade criou o Comitê de Acompanhamento e Prevenção da infecção pela Covid-19, constituído por profissionais de diferentes setores. O grupo passou a realizar reuniões semanais com o objetivo de estabelecer ações institucionais, bem como protocolos a serem seguidos a fim de evitar a propagação do vírus.

No dia 18 de março, as aulas presenciais de todos os cursos de Graduação e de Pós-Graduação da UNIFAL-MG foram suspensas por tempo indeterminado. Em substituição às aulas presenciais, os discentes passaram a realizar atividades ofertadas pelos docentes em conformidade com o Regime Especial de Estudo (REE).

Relembre algumas notícias divulgadas no período:

 

Em abril, mês em que a Instituição completou 106 anos, o corpo técnico e docente, em trabalho remoto, reuniu todos os esforços para empreender ações e se adaptar às mudanças impostas pela pandemia.

Além de medidas administrativas, pesquisadores da Universidade de diversas áreas do conhecimento se mobilizaram a fim de direcionar suas linhas de pesquisa para investigar as implicações da Covid-19 na sociedade e contribuir para o enfrentamento.

Em 17 de abril, a Universidade constituiu comissão de caráter consultivo para delinear os impactos da pandemia por Covid-19 quando determinada a retomada das atividades presenciais na UNIFAL-MG e as ações mitigadoras.

Confira alguns destaques do mês:

 

Em maio, pesquisadores da Universidade de diversas áreas do conhecimento se mobilizaram a fim de direcionar suas linhas de pesquisa para investigar as implicações da Covid-19 na sociedade e contribuir para o enfrentamento, por meio de projetos de extensão.

Além disso, a comunidade acadêmica descobria novas metodologias de trabalho para manter a rotina de atividades.

Um dos destaques do mês foi a chamada para projetos e ações de pesquisa de enfrentamento da Covid-19 com investimento de cerca de 1 milhão de reais.

Reveja algumas das iniciativas divulgadas no período:

O mês de junho foi marcado por diversas ações de enfrentamento à Covid-19 como apoio e interação com idosos em isolamento, doação de álcool 70%, mapeamento da população de Alfenas, estudos estatísticos, entre outras ações. Em audiência pública, a gestão da UNIFAL-MG apresentou ações desenvolvidas e perspectivas para o Ensino Remoto Emergencial e, na ocasião, a comunidade universitária participou ativamente do debate. O mês também marcou o início de ações para o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2026. E, também, realizamos a nossa primeira formatura por webconferência.


Confira algumas noticias do período:

Com o início do Ensino Remoto Emergencial em agosto, a UNIFAL-MG, por meio do Cead e do Prodoc, ofereceu capacitação para os docentes na utilização de plataformas digitais. Para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, a Universidade destinou apoio financeiro para aquisição de computadores, além de emprestar notebooks.

Julho marcou a adesão da UNIFAL-MG ao G Suite for Education. Com essa parceria, os membros da comunidade universitária passaram a ter acesso a diversos serviços da Google. Para contribuir com a saúde pública de Alfenas, o Laboratório Central (Lacen) realizou testes rápidos para Covid-19 em profissionais da saúde. E uma ação do Departamento de Infraestrutura em parceria com o Instituto de Química, produziu cabines de Ventilação Não Invasiva para pacientes com Covid-19 e doou para hospitais de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.


Saiba mais como foi o mês de julho na UNIFAL-MG:

Em agosto, ocorreu o despejo de famílias do Acampamento Campo Grande localizado em Campo do Meio/MG, por meio de ação de reintegração de pose da Justiça mineira. A UNIFAL-MG, por meio do Consuni, criou uma comissão especial para acompanhamento da situação e emitiu uma nota de apoio às famílias de agricultores.

Dentro das comemorações de 106 anos da Instituição, reitores da UNIFAL-MG de 2005 a 2020 participaram de evento especial sobre os 15 anos da transformação em Universidade. No enfrentamento à Covid-19, foram apresentadas diversas pesquisas à comunidade e algumas foram destaques na imprensa regional.

O mês também foi marcado pelo início da parceria com a Rádio Vanguarda FM (103,1), de Varginha, para o quadro “Conexão Vanguarda” com análises e comentários de membros da comunidade universitária da UNIFAL-MG.

Veja os principais acontecimentos:

Um dos destaques do mês de setembro foi o curso de extensão “Formação Continuada Virtual de Professores (as)” que atendeu 1.200 professores de diversas escolas municipais da cidade. No enfrentamento à pandemia, destacamos pesquisas relacionadas a fármacos e novo método para realização de testes rápidos. A UNIFAL-MG também realizou doação de álcool 70% para entidades de Poços de Caldas e o projeto de extensão “Maternidade Real na Quarentena” reuniu relatos de mães em distanciamento social. Outros relatos sobre a pandemia foram coletados pelo Laboratório de História Pública e reunidos em um “diário virtual”.

Em setembro, tivemos outra conquista com a aprovação do projeto “SearchOnMath for Research”, do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG no Programa Centelha. E o mês também contou com formaturas por webconferência.


Relembre alguns acontecimentos do mês:

Mesmo com as aulas presenciais suspensas, a Clínica de Especialidades Médicas (CEM), a Clínica de Estomatologia do curso de Odontologia e os atendimentos em PSF’s de Paraguaçu não foram paralisados. Os atendimentos foram destacados em matérias especiais. E como no mês de outubro temos o Dia dos Professores, realizamos entrevistas com três profissionais da Universidade sobre a atividade docente. Em outubro também foi realizado o VI Simpósio Integrado UNIFAL-MG e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e para possibilitar visitas aos campi, o projeto UNIFAL-MG Virtual 360º inaugurou uma página com roteiros virtuais.

E mais uma grande conquista para UNIFAL-MG: os cursos de Engenharia Ambiental, de Fisioterapia e de Medicina obtiveram nota máxima no Enade 2019.

Veja outros destaques do mês:

Novembro iniciou com importantes conquistas da UNIFAL-MG: o “Museu das Rexistências”, proposto por uma equipe de docentes e técnicos, é selecionado em edital internacional e as ações institucionais em prol da transparência pública colocam a UNIFAL-MG como a 2ª universidade e a 11ª instituição pública federal do país em transparência ativa. Novembro, mês em que celebramos o Dia da Consciência Negra, Alfenas teve um caso de injuria racial envolvendo um religioso da cidade e a UNIFAL-MG se pronunciou sobre o ocorrido e reafirmou a necessidade de combater o racismo.

A frase “Nada tira o brilho deste momento!” resume o clima das formaturas virtuais realizadas em novembro! Até aqui, foram 17 cerimônias virtuais de colação de grau. A UNIFAL-MG também comemorou a conquista dos professores Cláudio Viegas Jr. e Pedro Rosalen, ambos incluídos em ranking dos pesquisadores mais influentes do mundo.

Veja outros acontecimentos do mês:

Dezembro foi repleto de conquistas acadêmicas e administrativas. Projetos de iniciação científica premiados em congressos, “Prêmio de Excelência em Pesquisa” por estudo sobre financiamento público para a inovação no Brasil, aprovação de 3 projetos no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) e a posse do reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, como presidente do Foripes.

Outros acontecimentos importantes foram a 100ª defesa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF/UNIFAL-MG) e a publicação do e-book dos 10 anos do PET Conexões de Saberes.

Em dezembro, comemora-se o Dia Nacional da Astronomia e aproveitamos para apresentar o Observatório Astronômico da UNIFAL-MG, esse importante espaço de conhecimento da Universidade, em uma reportagem especial.

Com a emissão de portarias de retorno às aulas presenciais pelo Ministério da Educação, a UNIFAL-MG reafirmou a proposta de retomar as aulas presenciais quando a situação garantir segurança para a comunidade universitária e para população das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.

Confira algumas matérias do mês de dezembro:

 

Colaboração: Ivanei Salgado - diretor de Comunicação Social da UNIFAL-MG

Copy link
Powered by Social Snap