Professor da UNIFAL-MG comenta reajuste do salário mínimo na TV Princesa

No dia 23 de dezembro, o Jornal Cidade da TV Princesa destacou o reajuste do salário mínimo para 2021. Sobre esse reajuste, o Jornal entrevistou o professor Marçal Serafim Cândido, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). De acordo com o economista, o reajuste não representa um aumento real.

“É apenas recomposição da inflação, que nós vimos nos últimos meses agora de 2020 […]. Esse ano de 2020 foi bem complicado, a expectativa do PIB ia cair 4% esse ano, mas ano que vem a economia começa a retomar, então começa a retomar as contratações, as empresas começam a funcionar novamente”, explica o professor. Com a Medida Provisória nº 1.021, publicada no Diário Oficial da União em 30/12/2020, o salário mínimo foi reajustado para R$ 1.100,00.

O professor Marçal Cândido dá dicas de economia aos trabalhadores assalariados e enfatiza que países mais produtivos como o EUA e Japão, têm níveis salariais mais altos do que o Brasil. “O salário [mínimo no Brasil] vai aumentar ao longo do tempo, se a produtividade do país aumentar”, finaliza.

Confira a reportagem completa:

O Jornal Cidade está disponível em https://youtu.be/o7sONUSNcKU