Professor de Economia da UNIFAL-MG recomenda cautela em investimentos no mercado financeiro

Em matéria sobre investimentos financeiros veiculada pelo Jornal Cidade, da TV Princesa, no dia 5/01, o economista e professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), falou sobre o cenário do mercado financeiro para 2021 e as possibilidades de investimento. Na reportagem o economista recomendou cautela aos investidores e diversificação nos investimentos.

Conforme Fernando, em 2020 a taxa de juros no Brasil atingiu 2%, ou seja, seu patamar mais baixo na história. Isto significa que as tradicionais aplicações em títulos públicos, bem como cadernetas de poupança, que até então não possuíam riscos, se tornaram inviáveis. “A recomendação que se faz [para 2021], é que se tente exatamente diversificar, não aplicar sempre no mesmo tipo de ativo. Tentar aplicar em uma, digamos, uma “cesta de ativos”, com características e perfis distintos, exatamente para se proteger”, recomenda o professor.

Quanto aos títulos de capitalização, o docente recomenda evitá-los, haja vista que possuem uma lógica de sorteio. Sobre os títulos públicos, devido as taxa de juros pós-fixadas, podem ser um bom caminho, desde que se tenha um aumento na taxa de juros, que levará consequentemente, a um aumento da remuneração destes ativos.

Confira a reportagem completa:

Disponível no Canal do Youtube da TV Princesa: https://youtu.be/R9FWxaFzICI