Professores do ICSA comentam aspectos tecnológicos e econômicos das criptomoedas na TV Princesa

Na edição da quarta-feira (6), o Jornal Cidade, da TV Princesa, destacou uma matéria sobre as criptomoedas. A reportagem contou com a participação dos professores Marçal Serafim Cândido e Hélio Lemes Costa Júnior, ambos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Os docentes comentaram os aspectos tecnológicos e econômico dessas moedas virtuais que não possuem vínculo com nenhum país.

Conforme o professor Hélio Lemes, as criptomoedas advêm de uma tecnologia de criptografia chamada blockchain, que permite a geração de dinheiro. Esse sistema é regido por um modelo de confiança, haja vista a ausência, em teoria, de garantia. Segundo ele,  existem muitas criptomoedas além das famosas Bitcoin e Ethereum, pois muitas são criadas para fins comerciais específicos.

No aspecto econômico da criptomoeda, segundo o professor Marçal Cândido, o Bitcoin ainda não deixa claro a garantia de retorno financeiro ao investidor. Sendo assim, o professor sugere cautela e ter ciência dos riscos do investimento. Na data da matéria, o bitcoin estava avaliado em R$ 206.536,76. Este valor alto, conforme o professor Marçal, se justifica pelo uso do “Principio da Escassez” da criptomoeda.

Confira a reportagem:

O Jornal Cidade está disponível em https://youtu.be/vMeXwKbcbEA