“Análises geográficas sobre o território brasileiro: dilemas estruturais à Covid-19” – Flamarion Dutra Alves & Sandra de Castro de Azevedo (Org.)

Fruto dos Colóquios Geográficos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo/UNIFAL-MG), realizados virtualmente entre os meses de junho e julho de 2020, o e-book Análises geográficas sobre o território brasileiro: dilemas estruturais à Covid-19 se consolida como uma obra que busca ampliar o debate acerca da crise instaurada após a expansão da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.

(Foto: Arquivo pessoal/Profa. Sandra de Castro de Azevedo)

Organizado pelo professor do Instituto de Ciências da Natureza (ICN/UNIFAL-MG) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Flamarion Dutra Alves, e pela vice-coordenadora do PPGeo, Sandra de Castro de Azevedo, também professora do Instituto de Ciências da Natureza, a obra, que contém 22 capítulos, divide-se em duas partes: “Geografia, território e dilemas estruturais” e “Geografia, território e Covid-19”. A primeira delas contém 10 capítulos, cujos temas se relacionam às questões de gênero, relação de trabalho na cafeicultura, manifestações culturais, diversidade do tecido social e cultural, ruralidade, paisagem e territorialidade.

A segunda parte, composta, por sua vez, por 12 capítulos, mostra os reflexos da Covid-19 a partir de contribuições da Geografia, do Sensoriamento Remoto, da Biogeografia Médica e da Biogeografia, com o objetivo de entender o atual momento no ensino, na alimentação e na saúde dos indivíduos, conforme explica a professora Vera Lúcia Salazar Pessôa, do PPGEO/UFU e PPGEO/UFCAT, no prefácio do e-book.

(Foto: Arquivo Pessoal/Prof. Flamarion Dutra Alves)

Entre os temas, o livro também considera dilemas estruturais, a exemplo da concentração e renda e pobreza, da concentração de terras e o incentivo estatal ao consumo de agrotóxicos, da desigualdade de gênero e a violência contra a mulher, da desvalorização da educação pública, da falta de acesso a tecnologias pelos mais pobres e da falta de recursos para as cidades pequenas. “Como o e-book conta com a participação de autores de 11 universidades e 8 estados brasileiros, cada um deles pôde abordar os desafios segundo suas realidades regionais”, explicaram os professores Flamarion Alves e Sandra de Azevedo.

Sobre a iniciativa de publicação do livro, os docentes afirmaram que, devido à repercussão do evento “Colóquios Geográficos” e às perguntas do público, durante as lives, sobre a possiblidade de publicação de material escrito, surgiu o interesse em redigir a obra. “A comissão organizadora do evento, em reunião, aprovou a ideia de organizar os textos. Assim, enviamos aos palestrantes, que logo aceitaram participar. O livro surgiu, então, da necessidade de registrar, em um único arquivo, os textos referentes às mesas-redondas, para que estes servissem como referência sobre os assuntos discutidos, de modo a contribuir para a sociedade”, contaram os docentes.

Além da UNIFAL-MG, a obra reúne capítulos escritos por professores, pesquisadores e discentes das instituições UFS, USP, UFPel, UNIMONTES, UFJF, UEPG, UFBA, IFSULDEMINAS, UFRRJ e UFPB

Essa aproximação da universidade à sociedade também foi um dos principais objetivos das 11 lives transmitidas no Youtube, com o total de cerca de 10 mil visualizações, a fim de debater, com o público, pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação durante a pandemia. “A publicação de um livro com 22 textos e 35 autores(as) é, sem dúvida, uma conquista para todos(as) envolvidos(as). Afinal, este é o objetivo de um Programa de Pós-Graduação em Geografia e da Universidade Pública: estimular a produção do conhecimento, refletir sobre os problemas que afetam a sociedade e propor ações e intervenções para a melhoria da vida da população”, salientaram.

Em nome do PPGeo, o Prof. Flamarion Alves e a Profa. Sandra de Azevedo agradeceram, também, o auxílio do Programa de Pós-Graduação da UNIFAL-MG para a realização das atividades, bem como da Biblioteca, que ficou responsável pelo apoio na realização e publicação do livro. “Gostaríamos, além disso, de destacar a participação de discentes e docentes do PPGeo para a realização dos ‘Colóquios Geográficos’. Sem o empenho e a coragem de todos para enfrentar o “novo” ambiente de trabalho, nada disso teria acontecido”, finalizaram os professores.

O livro foi lançado no dia 30/12 e pode ser acessado gratuitamente neste link.