:: Boletim Epidemiológico nº 05 – 18/01/2021 – Situação epidêmica da Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas Gerais

Na 5ª edição, o boletim mostra que a epidemia avança: há crescimento simultâneo de casos, mortes e internações. Em 18/01/2021, tendência de crescimento de internações em todas as regionais de saúde.

Situação nos municípios com campus da UNIFAL-MG: Alfenas foi a cidade mais atingida pela pandemia e em Poços de Caldas houve maior número de mortes entre os doentes. Varginha é a melhor em menor letalidade e número de mortes por habitante. Alfenas tem oferecido mais risco de contágio e Poços de Caldas maior risco de morte para seus doentes.

Análise comparativa “Manaus x Sul de Minas Gerais”:  desde o início de novembro, as curvas do sul de Minas e de Manaus, são muito semelhantes. No dia 17 de janeiro, o Sul de Minas apresentou crescimento da média semanal de casos de 126 % e Manaus atingiu 125%. Pela semelhança das curvas do sul mineiro e a capital do Amazonas o crescimento da incidência é predominantemente reflexo das festividades de final de ano. O efeito da variante mutante sobre a incidência parece ainda não ter sido significativo. O decréscimo de casos novos pode estar ameaçado se a nova variante começar a circular com força. Acesse na íntegra