Pós-Graduação lato sensu em Educação para a Sustentabilidade – Gaia Education

Estão abertas as inscrições para a pós-graduação lato sensu em “Educação para a Sustentabilidade – Gaia Education”, oferecida pela UNIFAL-MG em parceria com a ONG Gaia Education, instituição sediada na Escócia, reconhecida internacionalmente pela expertise em sustentabilidade.

O curso é destinado a cidadãos e profissionais em geral interessados em sustentabilidade e áreas correlatas, que desejam se tornar agentes de mudança social e criativos culturais.

A pós-graduação em “Educação para a Sustentabilidade – Gaia Education” será majoritariamente a distância (cerca de 350h) e terá duas imersões presenciais (totalizando 8 dias), numa ecovila no sul de Minas Gerais.

Inscrições

As inscrições serão realizadas até o dia 28/02/2021, neste endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/posgrad/inscricaoposgraduacao/entrada.php

O curso será ministrado no período de 15/03/2021 a 15/09/2022, totalizando 18 (dezoito) meses.

Informações sobre dinâmica curricular, investimento, bolsas e inscrição podem ser obtidas em https://www.unifal-mg.edu.br/es/

Sobre a pós-graduação lato sensu Educação para a Sustentabilidade – Gaia Education

Considerando os alertas da comunidade científica internacional, bem como de instituições multilaterais como a ONU, em relação à crise climática, perda da biodiversidade global, acidificação dos oceanos e deterioração das condições básicas de sobrevivência da espécie humana no planeta, é urgente realizarmos ações que sugiram novos caminhos para o atendimento das necessidades humanas básicas (produzir alimentos; gerar energia; cuidar do lixo; planejar e construir edificações; cuidar da vida coletiva, pública; produzir etc.) alinhados à manutenção dos serviços ecossistêmicos e à coesão social.

O curso procura sensibilizar os estudantes sobre esse contexto para, em seguida, oferecer saberes e práticas que possam melhor capacitar os cidadãos, agentes da iniciativa privada e governo a melhor enfrentar esses desafios contemporâneos, almejando a construção de uma sociedade promotora de bem-estar individual e coletivo. O uso da palavra sustentabilidade aqui não se se restringe a cuidar do meio-ambiente, embora essa seja uma importante tarefa, mas significa cuidar do ecossistema socioecológico necessário para nossa sobrevivência. Significa promover sociedades inclusivas, participativas, democráticas, plurais, éticas, justas, equitativas, ambientalmente corretas, economicamente viáveis, pacíficas e geradoras de bem-estar.

Ao oferecer o curso de pós-graduação em Educação para a Sustentabilidade – Gaia Education, a UNIFAL-MG, por meio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e do Mestrado em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS), reforça seu compromisso institucional de promover transformações sociais positivas para a sociedade brasileira e para a humanidade como um todo.

Mais informações nos sites: https://www.unifal-mg.edu.br/es/ e https://gaiaeducation.org/elearning/design-for-sustainability-pt/ 

Contato: esge@unifal-mg.edu.br