Para especialista da Universidade, a chegada da vacina traz esperança, mas uma situação confortável para a população ainda está distante; veja entrevista no jornal Bom Dia Cidade

O jornal Bom Dia Cidade da EPTV desta quarta-feira, 20/01/2021, abordou dois aspectos da pandemia neste início de 2021: a chegada da vacina, que traz esperança para a população, e o aumento expressivo de casos nas cidades do sul de Minas, que regride o panorama da pandemia para onda vermelha, como é o caso da microrregião de Passos. Para comentar o cenário, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da UNIFAL-MG, falou sobre a necessidade de quebrar a cadeia de transmissão do vírus, assegurando que medidas como a de Passos, de estabelecer 10 dias para contenção rigorosa, de fato diminui a circulação do vírus.

O epidemiologista também comentou que a vacina é a grande esperança para todos, porém, ressaltou que uma situação confortável só será possível a partir do meio do ano, haja vista o tempo que se levará para imunizar grande parte da população, em duas doses. “A própria população de risco prioritária, por exemplo, pessoas com 75 anos ou mais, para se ter uma ideia, em Minas Gerais, elas são mais de 890 mil pessoas, isso em duas doses, a gente precisaria ter 1 milhão e 800 mil doses só para essa população de maior risco, além de profissionais de saúde e os idosos que estão em instituições, em casas de repouso”, afirmou.

Segundo Prof. Sinézio, é preciso manter as medidas de prevenção, tais como usar corretamente a máscara de forma a tampar o nariz, manter o distanciamento social não só na circulação pelas ruas, mas também dentro de casa, que é o local onde mais se transmite. “30% de todas as pessoas que têm infecção, estudos mostram que elas vão ter infecção e nunca vão saber, e elas chegam a ser responsáveis por 24% das transmissões”, destacou.

Confira a reportagem completa:

Disponível também no link: https://globoplay.globo.com/v/9193380/programa/