Em memória a Theo Guenter Kieckbusch, ex-professor visitante da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas; o docente contribuiu diretamente para a implantação da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UNIFAL-MG

É com pesar que a UNIFAL-MG se manifesta sobre o falecimento do professor Theo Guenter Kieckbusch, ocorrido na noite do dia 27/01/2021, em Campinas-SP. O professor Theo Guenter Kieckbusch foi professor titular da Unicamp, graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1965), mestre em Engenharia Química pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968) e doutor pela University of Califórnia, em Berkeley (1977). Um dos primeiros doutores em engenharia química a atuar como docente nos cursos de engenharia química no Brasil.

Foto 01 e 02: Professor Theo Guenter Kieckbusch durante defesas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UNIFAL-MG (PPGEQ-UNIFAL). (Foto: arquivo UNIFAL-MG/Campus Poços de Caldas)

Professor almejado por várias instituições após a sua aposentadoria na Unicamp, escolheu a UNIFAL-MG, especificamente o Campus de Poços de Caldas, como local para continuar atuando na área de educação e pesquisa, transmitindo seu conhecimento e experiência aos jovens docentes, técnicos e alunos da nossa Universidade.

Sua participação foi fundamental para implantação e consolidação do curso de graduação em Engenharia Química da UNIFAL-MG, participando de bancas de concursos de vários dos atuais professores do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e auxiliando na elaboração do projeto pedagógico do curso. Atuou como professor visitante sênior no campus de Poços de Caldas de 2012 até 2019, ministrando disciplinas na graduação e pós-graduação, orientando alunos de iniciação científica e mestrado, conquistando a admiração e respeito dos nossos estudantes que, por sua vez, tiveram o prazer e o privilégio de conviverem com um mestre de altíssima qualidade.

A criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UNIFAL-MG (PPGEQ-UNIFAL) só foi concretizada devido a sua efetiva participação na elaboração do projeto do Programa, composição do quadro de corpo docente do PPGEQ e intermediação junto a UNICAMP para a formalização de uma parceria entre as Instituições.

A comunidade científica perde um dos grandes pesquisadores do nosso país. Um professor com competência profissional, sinceridade, humildade e altruísmo encontrados apenas nos melhores. A sociedade perde um ser humano único, um exemplo a ser seguido.

O falecimento do professor  Theo Guenter Kieckbusch impactou imensamente a comunidade universitária do campus Poços de Caldas que, sensibilizada, deseja os mais sinceros votos de condolências à família, aos amigos, aos alunos e aos colegas de trabalho.

A Unicamp também se manifestou diante da grande perda: FEQ e FEA lamentam o falecimento do professor Theo Guenter Kieckbusch