“As muitas faces de um gênio: tempo, vida e obra de Leonardo da Vinci” – Alisson Eugênio

Em 02 de maio de 2019, a humanidade celebrou o aniversário de 500 anos da morte de Leonardo da Vinci (1452 – 1519). Dessa forma, foram realizados diversos eventos, entre eles uma mesa de debate composta por docentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG. O Prof. Alisson Eugênio foi um dos organizadores da atividade e entusiasmado com o resultado, decidiu elaborar um livro sobre o tema, que acaba de ser publicado em formato e-book pela Editora da UNIFAL-MG.

(Foto: Arquivo Pessoal/Alisson Eugênio)

Intitulado As muitas faces de um gênio: tempo, vida e obra de Leonardo da Vinci, o livro é de autoria do Prof. Alisson Eugênio e conta com a colaboração dos professores Luiz Antonio Sabeh e Geraldo José Medeiros Fernandes. “Com sua divulgação, esperamos contribuir para introduzir docentes e discentes nos estudos sobre Da Vinci. Assim, com tal objetivo pedagógico, a sua essência é necessariamente didática, pois trata-se de uma síntese de alguns aspectos da trajetória desse grande mestre renascentista, com quem temos muito a aprender”, afirmou o autor.

O e-book possui 118 páginas e é composto por quatro capítulos. O primeiro, “A trajetória de Leonardo da Vinci: nas trilhas da arte, da ciência e da invenção”, narra a trajetória de Leonardo da Vinci, destacando-se suas grandes realizações, a partir do contexto histórico no qual viveu e das influências que recebeu, tanto as intelectuais quanto as criativas, durante a sua formação.

O segundo, “Revisitando Da Vinci: reflexões sobre o lugar de um gênio em seu tempo histórico”, de autoria do Prof. Luiz Antonio, discute a sua tipicidade histórica, como um homem de seu tempo, uma das melhores expressões da Renascença, e como sua visão de mundo, a sua produção e a sua genialidade podem ser compreendidas se mergulharmos em seu contexto, em sua época e no meio em que ele viveu.

O terceiro, “Os desenhos anatômicos de Leonardo da Vinci”, de autoria do Prof. Geraldo José, apresenta os seus desenhos anatômicos, mostrando algumas das suas descobertas médicas e a maestria da sua capacidade de expressar as suas investigações científicas por imagens neste campo de conhecimento, para o qual ele também deu, reconhecidamente, relevantes contribuições.

O quarto e último capítulo, “Os manuscritos de Leonardo da Vinci”, apresenta os seus manuscritos, com indicação dos sites em que podem ser consultados, e introduz os leitores no universo da procedência documental, a fim de prepará-los para compreensão da documental primária e da crítica dos seus testemunhos.

O livro pode ser acessado gratuitamente neste link.