Epidemiologista da UNIFAL-MG explica, na EPTV, que casos de Covid-19 podem piorar com aglomerações no Carnaval

Na sexta-feira (12), o Bom Dia Cidade, da EPTV, convidou o professor de epidemiologia Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, para explicar, ao vivo, o que pode acontecer com os casos de Covid-19 se as determinações do poder público não forem ouvidas pela população e houver aglomerações no Carnaval.

O professor Sinézio Jr. destaca que uma nova escalada de casos de Covid-19 pode acontecer se predominar atos de irresponsabilidade no Carnaval. A tendência, explica o professor, era de queda do número de casos de Covid-19, o que infelizmente pode mudar depois do feriado.

Quanto à possibilidade de surgirem novas variantes do vírus, o docente acredita que isso pode acontecer, principalmente, em locais com alto número de casos em um longo período de tempo. “E no caso do feriado de Carnaval, que as pessoas viajam mais inter-regionalmente, você pode acabar trazendo para sua região, para sua cidade, uma variante ou essa variante mais transmissível. E aí as medidas de prevenção deveriam ser mais ainda severas […].  Finalizando, o professor salienta que o maior número de vacinas só deverá chegar ao país em abril, quando as pessoas que mais circulam também terão acesso à imunização. Sendo assim, ele recomenda manter, rigorosamente, as medidas de prevenção à Covid-19.

Confira a reportagem completa:

Disponível em https://globoplay.globo.com/v/9262498/