Jornal da região destaca atividade de compostagem realizada em Poços de Caldas, em parceria com o projeto Decompondo, da UNIFAL-MG

No dia 09/02, a TV Plan, emissora afiliada da TV Brasil, exibiu uma reportagem sobre a capacitação de gestores públicos realizada em Poços de Caldas, a respeito da prática de compostagem, com o objetivo de apresentar aos participantes a possibilidade de gestão descentralizada de resíduos. Coordenado pelo professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, Thales Trez, o projeto Decompondo UNIFAL-MG foi citado na matéria.

Na oportunidade, o docente e biólogo falou sobre o processo de decomposição e reafirmou o impacto ambiental e social da iniciativa. “A gente usa a leira de de aeração passiva, que, oxigenando o resíduo orgânico, vai criar um ambiente propício para bactérias e fungos. Ali, é um processo biológico; ela é um reator de resíduos biológicos bastante eficiente. Então, a gente deposita resíduos que geralmente não são bem-vindos no processo de compostagem, como materiais gordurosos, salgados, carne e osso”, explicou o professor.

Para ele, em vez de depositar o lixo em depósitos irregulares, ocasionando condições não saudáveis para o ambiente, o projeto tem transformado os resíduos em matéria viva, bem como gerado renda.

A ação de compostagem começou no dia 11/01. Até então, já deixou de enviar duas toneladas de resíduos orgânicos para o aterro sanitário.

Confira a reportagem completa abaixo:

Disponível também no link: https://youtu.be/-Usk1peVnXk