Epidemiologista da UNIFAL-MG participa de reunião da Câmara Municipal de Alfenas para falar sobre vacinação contra a Covid-19

O site Alfenas Hoje, publicou na terça-feira (9), uma matéria sobre a reunião ocorrida na Câmara Municipal de Alfenas na  segunda-feira (8). Na ocasição, a Câmara Municipal de Alfenas se reuniu para autorizar a integração da  cidade de Alfenas em consórcio de municípios para aquisição de vacinas contra a Covid-19. Durante a reunião, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da UNIFAL-MG, utilizou a tribuna da Câmara Municipal para falar sobre a imunização contra o Covid-19 na cidade.

Em sua fala, o professor lamentou que grande parte dos idosos, principal grupo de risco, ainda não tinham sido imunizados, enquanto que profissionais em regime home-office, como ele mesmo, estavam na lista. Sinézio, que recusou ser imunizado neste momento, considera um “absurdo epidemiológico” a execução do plano de vacinação na cidade, visto que 83% das mortes por Covid-19 são de idosos a partir de 60 anos. Para ele, o Ministério da Saúde deixou a regra “maleável”, permitindo essa situação.

Convidado pelo vereador Luciano Solar para comentar sobre os dados de sua pesquisa sobre a pandemia, Sinézio Júnior apontou que devido à tendência de aumento de casos, internações e óbitos, a saúde de Alfenas precisa de atenção. A realização de festas, ambiente em que a maioria das pessoas tem dificuldade de seguir as medidas preventivas, como uso de máscaras e distanciamento, foi colocada em pauta pelo professor. Recentemente, uma festa universitária que seria realizada na cidade foi cancelada devida a repercussão negativa do caso. O decreto municipal que permitia festas com  até 100 pessoas, desde que com autorização da Vigilância Sanitária, foi revogado. Um dos motivos da revogação foi a quantidade insuficiente de profissionais para fiscalização.

Leia a matéria na íntegra em Alfenas Hoje

A reunião da Câmara está disponível em: Reunião 08-03-2021. O professor Sinézio Júnior utiliza a tribuna da Câmara Municipal a partir de 01:33:50.

Colaboração: Túlio Rabelo, estagiário de Comunicação Social da UNIFAL-MG campus Varginha

Copy link
Powered by Social Snap