Pesquisa sobre violência doméstica contra mulheres, produzida por egresso do mestrado em Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG, é destacada na imprensa de Varginha

Em contexto com o Dia Internacional da  Mulher, o site Varginha Online  o site Varginha Online destacou, em matéria publicada no dia 09/03,  o artigo “Violência doméstica contra mulheres e a relação possível com indicadores econômicos e sociais”, do pesquisador varginhense  Janael da Silva Alves, egresso do  mestrado em Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG campus Varginha. O ex-aluno da UNIFAL-MG é sargento Polícia Militar de Minas Gerais e, de acordo com as informações disponibilizadas, dentre mais de 45 mil membros da corporação, apenas 100 membros possuem o título de mestrado acadêmico.

“Por meio do artigo é possível verificar que, em locais onde as mulheres possuem maior acesso a recursos, possuem uma independência financeira e em regiões com indicadores sociais melhores avaliados, as vítimas de agressão doméstica se sentem mais seguras em denunciar e registrar as agressões”, explicou Janael Alves.

A pesquisa foi publicada na Revista Brasileira de Segurança Pública, editada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O Fórum é considerado o principal espaço de discussão sobre segurança pública no Brasil. A publicação também é bem conceituada no Ranking de classificação de periódicos do MEC.

O sargento Janael Alves é graduado em Geografia e concluiu o mestrado em em 2014. Posteriormente, cursou especializações em Gestão de Segurança Pública, em Planejamento e Gestão de Trânsito Urbano, em Direito Administrativo e em Educação em Direitos Humanos.

A pesquisa do mestre em Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG está disponível para leitura na Revista Brasileira de Segurança Pública.

A matéria pode ser acessada em: Varginha Online