:: Boletim Epidemiológico nº 12 – 09/03/2021 – Situação epidêmica da Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas Gerais

A edição nº 12 alerta que, no Brasil, a combinação de ritmo lento de vacinação e alto número diário de casos novos aumentam as chances de surgimento de variantes mais transmissíveis e resistentes a anticorpos.

Tendências crescentes de casos, óbitos e internações:  de novo estabelece-se a sincronização de curvas, com tendências crescentes de casos, óbitos e internações e crescente de casos em diversos locais ao mesmo tempo. Um cenário de combinações potencialmente trágicas para a saúde e a economia.

Cenário sul-mineiro e situação do município de Alfenas: o cenário sul-mineiro reproduz essas características, com especial preocupação para o município de Alfenas que, dentre os dez maiores da região, apresenta o maior número de casos por habitante, maior que o de Minas Gerais e Sul de Minas.

Atraso na proteção vacinal dos mais vulneráveis: diante da escassez de doses de vacina, a estratégia de priorizar a vacinação indiscriminada de profissionais de saúde tem contribuído para o atraso na proteção vacinal dos mais vulneráveis a morte e casos graves – as pessoas idosas. Estas
representam 83% do total de mortes e aquelas com 80 anos ou mais apresentam um risco 98 vezes maior de morrer de covid-19 em comparação com a faixa etária de 30 a 39 anos. Acesse na íntegra