Professor da UNIFAL-MG irá representar Varginha em festival do Dia Mundial da Criatividade; evento é destaque na mídia local

No dia 04/03, o site Varginha Online publicou uma matéria sobre o World Creativity Day, maior festival colaborativo de criatividade do mundo, que acontecerá em formato virtual, nos dias 21 e 22 de abril, e contará com a participação do professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG e líder local do evento, Hélio Lemes Costa Junior, como representante varginhense.

Com a participação de 121 cidades, de 16 países e dos sete continentes, o festival reunirá, de forma voluntária, líderes criativos, empreendedores, anfitriões, inspiradores, voluntários, participantes e parceiros, conforme explicou o Prof. Hélio Costa. A ideia é, segundo o docente, engajar cidades e organizações na promoção da criatividade, por meio de um ecossistema intersetorial, com recursos para implementar atividades e soluções em nível local e global.

“[O festival] tem como objetivo principal apoiar a nova educação para desenvolvimento das habilidades do futuro, como forma de acelerar o desenvolvimento social e econômico pautados pela criatividade, inovação e sustentabilidade em rede”, afirmou o docente ao jornal Varginha Online.

Em reportagem exibida na TV Princesa, no dia 09/03, o Prof. Hélio Costa salientou que qualquer pessoa pode participar do evento, não sendo obrigatório apresentar a ideia ao vivo, pois esta pode ser gravada previamente. Nos dias do evento, os interessados em acompanhar o festival deverão baixar um aplicativo e escolher a quais ideias pretendem assistir.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://youtu.be/b49seKhs-MY

Saiba mais

O festival possui 13 temas: consciência ambiental, interdependência e regeneração; respeito à diversidade, gênero e relações étnico-raciais; artes, técnicas e expressão artística; raciocínio, resolução de problemas e ideação; pensamento analítico e inovação; aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem; resolução de problemas complexos; pensamento crítico e análise; criatividade, originalidade e iniciativa; liderança e influência social; uso, monitoramento e controle de tecnologia; design e programação de tecnologia; e resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

Para participar como inspirador(a) ou voluntário(a) no Dia Mundial da Criatividade, é necessário realizar a inscrição até o dia 20/03.

O professor Hélio Costa disponibilizou um vídeo, no YouTube, com informações sobre o evento. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: helio.lemes@unifal-mg.edu.br