:: Boletim Epidemiológico nº 13 – 15/03/2021 – Situação epidêmica da Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas Gerais

A edição nº 13 reforça o recorde de média semanal de casos na região sul de Minas Gerais, considerando o comportamento da curva de casos apenas do carnaval até o momento.

Tendências crescentes de casos, óbitos e internações: as curvas de novos casos, internações e mortes continuam com tendência de crescimento. A demanda hospitalar gerada pela pandemia tem e terá grandes reflexos sobre a mortalidade e saúde no Brasil.

Atraso nas cirurgias eletivas: em cirurgias eletivas o atraso é enorme. Em Minas Gerais de 2019 para 2020 houve uma redução de 103.151 cirurgias, uma diminuição de 49%. Na região sul de Minas as cirurgias eletivas diminuíram 51% nesse período e deixaram de ser feitos 15.157 procedimentos. Tratamentos foram atrasados, aumentando o sofrimento e risco de morte de milhares de pessoas.

Excedente de mortalidade: já se observa no Brasil, de 2019 para 2020, o chamado excedente de mortalidade. É urgente que a estratégia para guiar as medidas de distanciamento social deixe de ser a ocupação de leitos e passe a ser o ritmo do surgimento de casos.

Estratégia vacinal para a diminuição de mortes: com a lentidão da vacinação o alcance da imunidade coletiva ficou mais distante, sendo urgente voltar a estratégia vacinal para a diminuição de mortes. A vacinação dos profissionais da linha de frente deve ser priorizada. Mas há uma perigosa concorrência entre o esforço de se vacinar profissionais da saúde e população idosa. Há grande disparidade no ritmo de vacinação da população idosa e onde mais se vacina profissionais, menos idosos são vacinados. Acesse na íntegra