Docente da UNIFAL-MG é entrevistada pela EPTV sobre o Núcleo 500 Mulheres Cientistas de Poços de Caldas

O jornal Bom Dia Cidade, da EPTV, da sexta-feira (12), entrevistou a professora Renata Piacentini Rodriguez, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFAL-MG,  sobre o Núcleo 500 Mulheres Cientistas criado em Poços de Caldas. O núcleo visa fortalecer o papel das mulheres em pesquisas cientificas e já conta com mais de 20 mulheres.

“A nossa ideia […] é atuar para o município, lutando aí pela diversidade de gênero na ciência, mas principalmente pelo espaço da mulher cientista. Então, nós atuamos em ações locais para promover maior inserção da mulher na ciência”, explica Renata Piacentini.

O foco de trabalho do Núcleo, conforme salientou a professora, é nas meninas: “A gente quer mostrar para elas que a ciência é um espaço delas!”. O Núcleo almeja, assim que voltar às atividades presenciais, promover um dia inteiro voltado para a ciência, para as meninas entre 8 e 11 anos das escolas públicas e privadas de Poços de Caldas. No evento, que se espera tornar frequente, haverá contato direto com grandes mulheres cientificas, bem como experimentação cientifica.

“O incentivo acontece quando a gente cria condições para que essas meninas encontrem espaço e motivação nas áreas cientificas. A gente precisa que as nossas crianças, mais principalmente as nossas meninas, vejam a ciência como uma possibilidade de futuro. E nós que já somos cientistas mulheres, a gente se torna um espelho para elas. Quando elas nos veem aqui na frente, elas entendem que esse espaço também é dela”, finaliza a professora.

Confira a participação da professora Renata Piacentini no Bom Dia Cidade:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9342728/

 

Copy link
Powered by Social Snap