Ascensão de casos de Covid-19 pode gerar colapso jamais visto na história de Minas Gerais; epidemiologista da UNIFAL-MG comenta o assunto e fala sobre “Onda Roxa” no estado

A fim de conter a expansão de Covid-19, o estado de Minas Gerais passou a integrar a “Onda Roxa” nesta quarta-feira (17/03), por meio da adoção de medidas mais restritivas durante o período de 15 dias. Para comentar o assunto, o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, Sinézio Inácio da Silva Júnior, participou do jornal Bom Dia Cidade do dia 16/03.

Segundo o epidemiologista, a determinação estadual é uma atitude necessária. “Essa ascensão de casos vai gerar, muito provavelmente, se não tomarmos nenhuma medida mais dura, um colapso jamais visto na história de Minas Gerais. Milhares pessoas estão deixando de ser atendidas nos hospitais, por outras causas que não Covid-19, porque a prioridade tem sido tentar salvar as vidas daqueles que se contaminam com o vírus e desenvolvem a doença”, salientou o professor.

“Mas nós temos que ficar muito atentos, porque as pessoas já infectadas, ao entrar mais em convívio com os familiares, também vão poder passar o vírus e aumentar o contágio. É necessário acelerar o ritmo da vacinação”, completou.

Na quarta-feira, 17/03, o professor Sinézio Júnior também foi entrevistado sobre a entrada do estado de Minas Gerais na “onda roxa” da pandemia de Covid-19.  Na matéria, o docente falou sobre a importância de medidas mais restritivas para a prevenção e criticou o posicionamento de não adesão à essa fase estabelecida pelo governo estadual. Questionado sobre a não adesão de Varginha, o docente expressou: “Tristeza!”. E continuou: “Nós estamos enfrentando de uma maneira muito errada essa pandemia, é, exatamente, o que a gente está vendo, a desunião”.

As  reportagens estão disponíveis abaixo:

Bom Dia Cidade, veiculado no dia 16/03/2021:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9352912/

Jornal da EPTV 1ª Edição, veiculada no dia 17/03:

A reportagem completa está disponível em https://globoplay.globo.com/v/9357228/

 

Saiba mais em: Em Nota à Comunidade Universitária e à Sociedade em Geral, UNIFAL-MG informa novas medidas de prevenção à Covid-19 durante a “Onda Roxa”