Em Nota à Comunidade Universitária e à Sociedade em Geral, UNIFAL-MG informa novas medidas de prevenção à Covid-19 durante a “Onda Roxa”

Acompanhando determinações e medidas dos governos municipais e estadual, a UNIFAL-MG adotou, institucionalmente, novas restrições de acesso aos campi universitários e ampliou as ações de prevenção contra a Covid-19 durante o período de “Onda Roxa”. As mudanças e adequações de funcionamento, horários e suspensão de atendimentos presenciais foram comunicados à comunidade universitária e à sociedade em geral por meio de Nota Oficial, divulgada nesta quarta-feira, 17/03. A “Onda Roxa” impacta em algumas atividades por um período de 15 dias, a partir de hoje. Foram mantidas, presencialmente, somente atividades consideradas essenciais.

O que muda na UNIFAL-MG

Os atendimentos presenciais em serviços de saúde estão suspensos na Clínica de Especialidades Médicas, a partir de 18/03, e na Clínica de Estomatologia, do curso de Odontologia. A retomada das atividades presenciais na Clínica de Fisioterapia, prevista para início na próxima semana, será adiada enquanto durar a “Onda Roxa”. O Centro de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST) adotou atendimento via telefone, suspendendo todos os atendimentos presenciais. O horário de funcionamento do Laboratório Central de Análises Clínicas (Lacen) foi reduzido para meio período, das 7h às 13h.

O atendimento presencial na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), no Departamento de Registro Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA) e na Diretoria de Processos Seletivos (Dips) está suspenso. O atendimento ao público nesses setores continua via remota.

A adoção da “Onda Roxa” impacta na redução do atendimento no Departamento de Infraestrutura, que funcionará em regime de revezamento, e no Almoxarifado, com redução no atendimento para 3 (três) dias por semana (segunda, quarta e sexta-feira), das 7h às 13h.

Em relação à  pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) informou que as  atividades essenciais e as já iniciadas continuam em funcionamento, porém, conforme a Nota, a “manutenção/finalização das atividades se dará com número mínimo de pesquisadores necessários, e observação a toda legislação vigente e anuência do responsável pelo espaço físico”. A PRPPG também destacou que não deverão ser iniciados novos protocolos, experimentos, procedimentos ou coleta de dados, durante a “Onda Roxa”.

Na “Onda Roxa”, como medida de prevenção, o acesso aos campi da UNIFAL-MG nas cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha está restrito aos membros da comunidade universitária em atividades essenciais.

O atendimento de  outros setores, pró-reitorias, unidades e serviços da UNIFAL-MG, segue de acordo com o quadro de Atendimento ao Público, publicado no Portal Institucional. Na Nota Oficial, a Universidade, mais uma vez, orienta a comunidade universitária e a sociedade em geral a seguir os protocolos de segurança e a observância dos protocolos estabelecidos pelos governos municipais, estadual e federal.

O documento completo pode ser acesso em: Nota à Comunidade Universitária e à Sociedade em Geral emitida em 16/03/2021