Em comemoração do Dia Mundial da Água, professor da UNIFAL-MG fala sobre o nível do lago de Furnas

No Dia Mundial da Água (22/03), o jornal Bom Dia Cidade, da EPTV, convidou o professor de Gestão de Recursos Hídricos do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, Clibson Alves dos Santos, para falar ao vivo sobre o atual nível do lago de Furnas. Conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em comparação com a mesma data o ano anterior, o lago apresentou uma queda no volume útil de 54,32%, em 2020, para 38,21%, em 2021.

“A gente realmente está com um nível muito baixo”, afirma o docente. Passados trinta dias desde a nova resolução da Agência Nacional das Águas (ANA), que determina a manutenção da cota 762 metros, o professor observa que houve uma elevação de apenas 1,5 metros, o que representa uma diferença de quase 20% em relação ao volume útil do reservatório em anos anteriores.

Conforme explicação do Prof. Clibson Alves, nos meses de março e abril, costumeiramente acontece o fim do período de chuvas no Brasil, fator preocupante para o nível do reservatório, que não tende a crescer sem grandes precipitações. “É muito importante que haja continuidade das políticas públicas do ponto de vista da manutenção do volume mais elevado do reservatório. Tem que ser uma atuação conjunta”. Devido à diminuição das chuvas, o caminho para o lago de Furnas, relata o professor, é focar em reserva de água na usina.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9369782