Nível de isolamento social no sul de Minas Gerais atinge porcentagem inédita durante Onda Roxa; epidemiologista da UNIFAL-MG fala sobre efeitos de medidas mais restritivas na região

No dia 1°/04, o jornal da EPTV 1ª Edição repercutiu estudo desenvolvido por pesquisadores da UNIFAL-MG sobre impactos da Onda Roxa, que foi ampliada pelo governo de Minas Gerais, no sul do estado. Na oportunidade, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, comentou o assunto e destacou expectativas após registro inédito de 47% de isolamento social na região. O índice anterior era de 42%.

“Nós não podemos dizer que não teve efeito nenhum, houve uma melhora muito pequena se nós considerarmos todas as regiões de Minas Gerais […]. No entanto, o sul de Minas e Minas Gerais como um todo apresentam ainda tendência de crescimento em casos, internações e óbitos”, disse o professor.

Esse fato se justifica, conforme explicação do epidemiologia, pelo fato de que casos resultantes em mortes neste momento podem ser resultado de contágios antes da Onda Roxa ou de contágios durante a primeira semana de medidas mais restritivas. “Em termos do chamado fator de crescimento, que estava em 1,2 na primeira semana, no dia do início da onda roxa, foi para 1,4 na primeira semana, agora está em 1,1. Quer dizer, é uma estimativa de quantas pessoas são contaminadas por cada um que é infectado. Hoje, 10 pessoas estariam infectando 11. No início da onda roxa, eram 10 para 12 e, na primeira semana da onda roxa, eram 10 para 14”, completou.

Segundo o docente, cidades como Alfenas, Itajubá, Lavras e Varginha, em conjunto, significam um contingente populacional significativo e, embora tenham apresentado estabilidade no aumento de casos, podem alimentar uma escalada da curva epidêmica e gerar demanda por internação em leitos praticamente escassos em cidades maiores.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/9401665/

A participação do professor Sinézio Inácio também foi destaque no jornal G1 – Sul de Minas: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2021/04/01/sul-de-minas-atinge-nivel-recorde-de-isolamento-social-apos-duas-semanas-de-onda-roxa-aponta-estudo.ghtml