:: Boletim Epidemiológico nº 16 – 05/04/2021 – Situação epidêmica da Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

A edição nº 16 aponta que, apesar da possível subnotificação de casos nos feriados de Páscoa, observa-se uma melhora na evolução do número de casos novos na região sul de Minas.

Tendência de estabilidade de casos novos e de crescimento de mortes e internações: diferente de uma semana atrás, nas regionais de saúde há tendência de estabilidade de casos novos, mas ainda há tendência de crescimento de mortes e internações. Exceto na regional de Varginha que apresenta tendência de estabilidade em internações. Permanece a tendência de crescimento de óbitos em todas as regionais.

Novo recorde de média semanal de casos: o recorde de média semanal de casos no sul de Minas foi para 1.493 em 02/04/2021. Desde então houve queda até o valor de 1.118 em 05/04/20211.

Cobertura vacinal: a região atingiu 95% de cobertura vacinal de sua população com 80 anos ou mais(primeira dose). Entre os 10 maiores municípios em população, ainda continuam com esse indicador abaixo de 90% os municípios de Três Corações (84%), Passos (80%) e Alfenas (63%).

Situação nas regionais de saúde em relação à alta, queda e estabilidade de novos casos, e mortalidade: apenas três municípios, dos dez mais populosos  (Passos, Três Corações e São Sebastião do Paraíso), apresentam tendência de alta em casos novos, havendo tendência de queda em Varginha, Itajubá e Alfenas. Poços de Caldas, Pouso Alegre, Lavras e Três Pontas apresentam tendência de estabilidade. Em mortalidade, Três Corações e Três Pontas apresentam tendência de queda, todos os demais 7 municípios sul-mineiros mais populosos apresentam tendência de crescimento. Coeficientes de mortalidade por idade indicam o início de um efeito protetor da vacinação nos mais idosos e maior ameaça da cepa P1 para os mais jovens. Acesse na íntegra